Famílias buscam opções para reduzir gastos

Escrito por Redação ,
Legenda: Alimentação fora de casa é um dos gastos afetados
Foto: FOTO: JULIANA VASQUEZ

A atual crise política, com consequências sobre a economia do País, está fazendo os brasileiros repensarem como gastam o seu dinheiro. De acordo com um levantamento realizado pela Kantar Worldpanel, empresa líder mundial em comportamento de consumo, 71% das famílias acreditam que seus gastos aumentaram em 2015 e, por causa disso, 97% delas já estão buscando alternativas para reduzir essas despesas.

Os cortes ocorrem, principalmente, em categorias como cuidados pessoais (vestuário, calçados, perfume e cabeleireiro), lazer (alimentação fora de casa e passeios e viagens), comunicação (telefone, internet e TV a cabo), assim como novas conquistas (financiamentos/novas dívidas) e até em itens básicos, a exemplo de compras de supermercado e transporte.

Conforme o instituto de pesquisa, as mudanças de comportamento detectadas apontam que a classe AB está fazendo mais refeições em casa, enquanto a DE está aproveitando para quitar as suas dívidas.

Entram na lista das medidas adotadas para reduzir os gastos, atitudes como deixar de sair, a adoção do transporte público, a organização de reuniões com amigos e familiares em casa, cozinhar menos e, inclusive, cortes nos gastos com saúde.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.