Experiência da Califórnia será usada no Estado

Projeto custará R$ 122 mil aos cofres da Adece e será executado pelo Centec na área do Baixo e Médio Jaguaribe

Escrito por Redação ,
Legenda: A Adece visitou modelo de gestão hídrica na localidade de Apple Hill, na cidade de Placerville, no estado da Califórnia. A ideia é trazer a prática para o Ceará

Em um momento de escassez de chuvas e baixos níveis nos principais reservatórios do País, a gestão da água que ainda se encontra disponível desponta como um dos pontos fundamentais para que a produção agrícola cearense não seja ainda mais comprometida. Neste cenário, o governo, através da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), decidiu investir na elaboração de um estudo estratégico para definir as melhores formas de gerenciamento do recurso na agricultura irrigada, baseado em um modelo de sucesso implantado no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

Batizado de "Estudo técnico para a alocação de água destinada à irrigação", o projeto será executado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e financiado pela própria Adece, que desembolsará R$ 122 mil. "O custo/benefício é excelente, já que se trata de algo inédito no Brasil e que pode beneficiar não só o Ceará, mas também outros estados", destaca o presidente da Adece, Ferruccio Feitosa. "O clima da Califórnia é seco, semelhante ao nosso, e lá eles também estão passando por uma seca de anos. Com essa gestão, porém, eles conseguem manter uma boa produção agrícola, com cerca de 4,5 milhões de hectares irrigados", complementa.

Visita americana

Na próxima terça-feira (7), o governador Camilo Santana receberá, no Palácio da Abolição, pesquisadores americanos do Sistema de Informação para o Manejo da Irrigação na Califórnia (Cimis) e da Divisão da Gestão Integrada das Águas do Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia (DWR), que apresentarão, na ocasião, as ações realizadas para o gerenciamento da crise hídrica e a importância do Cimis que, desde a sua criação, em 1982, vem contribuindo para o uso racional da água na agricultura do estado americano.

"Os dois pesquisadores da Califórnia virão para passar a experiência para toda a equipe do Centec responsável pelo estudo, que será feito na região do Médio e Baixo Jaguaribe. O projeto começa no próprio dia 7 e vai durar cerca de dois meses", informa Ferruccio Feitosa. Segundo a Adece, os principais objetivos da iniciativas serão: definir critérios para o uso da água e realizar o monitoramento climático, servindo também como forma de assessoramento ao agricultor.

Referência mundial

A Califórnia é o estado americano com maior Produto Interno Bruto (PIB) e, na produção agrícola, enquadra-se como referência mundial. Assim como o Ceará, a localidade vem sofrendo sérios problemas econômicos causados pela seca, que impacta fortemente o desempenho no meio rural. O Cimis, elaborado pela Universidade da Califórnia, Davis (UCDavis) e gerenciado pelo DWR, deu um grande retorno econômico, modificando positivamente o cenário da agricultura irrigada local e servirá de espelho para as ações implementadas em solo cearense.

O estudo que vai fazer a integração entre a experiência californiana e o sistema existente no Ceará é uma articulação da Adece, após demanda apresentada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) e Câmara Setorial de Frutas. "Na prática, a distribuição da água garante que nenhuma cultura seja penalizada em detrimento de outra", conta Feitosa.

O estudo tem previsão de ser concluído em setembro deste ano, quando será entregue à Seapa, Cogerh e Funceme para que seja iniciada a execução.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.