Estrangeiros poderão fazer stopover em Fortaleza

Escrito por Redação ,
Legenda: Serviço permitirá que passageiros em conexão visitem Fortaleza antes de seguirem ao destino final com a mesma passagem
Foto: FOTO: FERNANDO TRAVESSONI

Desde o início da operação do hub, em maio, os passageiros dos voos da Air France-KLM vindos do continente europeu que não têm Fortaleza como destino final já poderão passar alguns dias na Capital antes de seguirem viagem para outros destinos no Brasil. O serviço, chamado stopover, permite que os clientes visitem a cidade de conexão antes de seguir ao destino final com a mesma passagem, sem pagar nada a mais por isso.

De acordo com Jean-Marc Pouchol, diretor-geral da Air France-KLM para a América do Sul, essa é uma estratégia para atrair ainda mais os europeus para viajar ao País. "Para clientes europeus que vão a Manaus, por exemplo, faz todo sentido oferecer uma parada em Fortaleza. É algo que queremos usar ainda mais", ressalta. O serviço beneficia o Estado à medida que mais turistas são atraídos a ficar no Ceará por alguns dias.

> Gol quer conectar duas cidades da Argentina ao hub da Capital 

Amsterdã e Paris

No sentido contrário, os passageiros brasileiros em direção à Europa pelos voos da Air France-KLM também podem fazer stopover em Paris e Amsterdã, inclusive um na ida e outro na volta, mas não em Fortaleza. Segundo Eduardo Bernardes, vice-presidente de Vendas e Marketing da Gol, houve avanços no estudo para oferecer a parada na Capital também aos brasileiros, mas que não é uma decisão a ser feita em curto prazo.

"Quando a gente faz uma avaliação de demanda, quem demanda o serviço de stopover é mais o viajante internacional, que vai para fora e quer otimizar sua viagem em dois pontos. Não é habito do brasileiro fazer um stopover aqui no País e depois ir para a Europa", ressalta o vice-presidente, destacando que a empresa trabalha para oferecer soluções para esses passageiros.

Inauguração

Programada para o próximo dia 3 de maio, a inauguração dos voos a Paris e Amsterdã pela Air France-KLM reunirá, excepcionalmente, as aeronaves das três companhias do grupo: Joon (marca da Air France), KLM e Gol. Os voos da Joon partem às quartas (a partir de novembro), sextas e domingos, enquanto os da KLM partem às segundas, quintas e sábados. Para marcar a data, o voo a Paris foi adiantado em um dia.

As aeronaves chegarão à Capital cearense por volta de 17h30 e retornarão ao continente europeu às 19h30. "Neste primeiro momento, um ato simbólico e histórico para a empresa, estarão presentes autoridades locais, internacionais, parceiros que nos apoiam no desenvolvimento de negócios em ambos lados, que ajudam a desenvolver negócios na Europa", aponta Jean-Marc Pouchol.

Voos regionais

Questionado sobre a realização de voos no Estado para aeroportos regionais, Bernardes afirmou que a empresa estuda o assunto, mas que não há nada definido sobre a questão. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.