Estado pode ter rotas aéreas para Londres e Nova York

Escrito por Redação ,

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), está pleiteando a operação de novos voos saindo de Fortaleza para as cidades de Nova York (EUA) e Londres (Inglaterra). A negociação ainda está em fase inicial e, caso prospere, deve se tornar realidade somente a médio prazo.

"A gente tem trabalhado com as companhias, mas é algo que não é para agora, mas para daqui um ano ou um ano e meio", destaca o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, sem revelar nomes das companhias aéreas envolvidas na negociação. O secretário participou do lançamento do novo brinquedo no Beach Park.

> Gol negocia voos de Fortaleza para Rosário e Córdoba 

Ainda de acordo com o titular da Secretaria de Turismo, a pasta deu início a negociações com outra companhia - cujo nome não divulgou - para operar novos voos para a Ásia e para a África. Inclusive, conforme o Diário do Nordeste publicou (edição 21/03), Fortaleza vai contar com uma nova rota para Casablanca, cidade mais populosa do Marrocos, localizada no Norte da África.

Para Arialdo Pinho, o interesse de Marrocos pela Capital cearense foi uma "grata surpresa". "Fizemos uma prospecção há um ano e meio, mostrando o destino (Ceará) muito casualmente e eles disseram que iam pensar. Depois disso, nunca mais nos procuraram". A cautela em manifestar o interesse, acrescenta, se deve ao fato de a companhia estar "muito ligada ao governo", disse o titular da Secretaria de Turismo do Estado.

Consolidação

Caso se mantenha à frente da próxima gestão estadual, soma o secretário, o governo de Camilo Santana vai buscar consolidar os voos e trabalhar para otimizar a hotelaria no Estado.

"Em tese, vamos ter 50 voos internacionais por semana. Então, estamos começando um plano pra ter locais para atender a hotelaria com leis específicas porque hoje é quase impossível tocar uma hotelaria aqui com as leis ambientais atuais. Temos que ter leis com mais abertura e que dê garantia ao investidor", critica Pinho.

Interessadas

Com licitação realizada no último dia 27 de fevereiro, a linha do ônibus hop on/hop off para realizar passeios turísticos em Fortaleza deve ser lançada até o início de abril de 2018. Foi o que confirmou ontem o secretário executivo de Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos, também presente no evento.

"A gente está esperando o resultado porque tiveram duas empresas interessadas. Sei que uma delas já opera hop on/hop off em Salvador e deve ter disponibilidade de ônibus para começar imediatamente". O próximo passo, aponta Vasconcelos, é a análise da documentação e das propostas das empresas.

Roda-gigante

Sobre a roda-gigante de mais de 100 metros pensada pela Prefeitura de Fortaleza para o Espigão da Rua João Cordeiro, na orla da Capital cearense, uma empresa já demonstrou interesse no empreendimento e terá até maio para apresentar seu projeto.

"Depois que ela apresentar o projeto, a prefeitura vai ver a viabilidade econômica e botar no chamamento público. O cronograma está sendo cumprido", detalha Erick Vasconcelos, ressaltando que outras empresas ainda podem se candidatar.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.