Empresários também buscam solução hídrica

Escrito por Redação ,
Legenda: O coordenador geral da AJE-For, Fernando Laureano, destaca a preocupação com a água
Foto: Foto: Kid Jr.

A situação hídrica do Estado preocupa o empresariado cearense que também busca encontrar soluções para evitar um possível colapso no abastecimento. Neste sentido, a Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE-For) preparou agenda para, no segundo semestre deste ano, agir e também colaborar com a procura de alternativas para o Ceará.

LEIA MAIS

.Fiec estuda alternativas para o reúso da água 

Em um primeiro momento, em setembro, uma comitiva formada por empresários, políticos, representantes acadêmicos, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), sindicalistas, dentre outros, irá a Israel.

A missão, conforme a AJE, tem como objetivos "visitas técnicas em empresas dos setores de reaproveitamento e acesso à água, dessalinização, tecnologia e inovação".

Na agenda do evento, constam idas às empresas Shafdan (planta de reúso de água), Odis Filtering (produtora de equipamentos móveis para tratamento e dessalinização de água), Soreq e Kibbutz (usinas de dessalinização e irrigação por gotejamento), Watec (Conferência Internacional de Águas) e, por fim, à Hebrew University Agriculture Faculty.

O coordenador geral da AJE-For, Fernando Laureano, destacou que a missão tem, a princípio, o objetivo de captar boas ideias aplicadas naquela região, das mais inóspitas do planeta, que permitem a continuidade da agricultura, e que possam ser repetidas no Ceará.

"É um evento de vanguarda promovido pela nossa Associação para promover o conhecimento e trazer boas práticas ao nosso País. Ainda vamos, também, visitar o Ministério da Economia de Israel, acompanhados pelo cônsul no País", disse.

Conforme o coordenador geral da Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza, a escolha da missão por visitar Israel é devido à similaridade das condições climáticas entre aquela região do Oriente Médio e o semiárido brasileiro. "Naquele País desértico, não falta água", frisou.

Na sequência, no mês de outubro, a AJE realizará um concurso para a apresentação de ideias com o mesmo objetivo, de obter soluções para enfrentar o problema da falta de água, em especial, visando o atendimento à agricultura, no interior do Estado. O evento já tem data marcada: dia 24 de outubro, na Fiec.

"Nossa bandeira nesse ano é a crise hídrica que assola nosso Estado. Já não é nossa primeira seca. Em 1877 tivemos a primeira, veio a seca do 15. E depois de 102 anos estamos falando de seca de novo, nossa pior crise. Enxergamos que só com os setores acadêmico, industrial e público, unidos, podemos resolver o problema. Em nosso consumo, cerca de 70% vai par a irrigação", afirmou Laureano.

Apoio

A iniciativa da AJE conta com a colaboração da Federação das Indústrias do Estado do Ceará. Ainda, recebe o apoio da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

"Para lançar o 'Concurso da água', estamos sedimentando em pequenos, médios e grandes consumidores. Será voltado para a irrigação, nosso grande gargalo. Os projetistas vão poder apresentar, em 15 minutos, sua ideia para a captação e reutilização de água. O concurso é para surgir novas ideias, para que possamos apresentar para o governo como uma solução do problema", destacou.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.