Disputa pelo hub da TAM fica mais acirrada

Fortaleza, Natal e Recife estão promovendo as qualidades que cada uma tem para atrair o centro de conexões

Escrito por Redação ,
Legenda: A TAM informa que mantém contato permanente com as autoridades dos três estados (CE, RN e PE) que desejam receber o equipamento
Foto: FOTO: JL ROSA

A TAM deve anunciar, até o fim deste ano, a cidade do Nordeste que receberá o hub da empresa. Até lá, no entanto, as três capitais candidatas a sediar o centro de conexões da companhia aérea travam brigas em busca de chamar mais atenção para as qualidades que dispõem. Recife e Natal largaram na frente e, nesta última semana, publicaram vídeos que exaltam pontos estratégicos e mostram personalidades que aderiram à campanha.

A página oficial do Governo de Pernambuco postou, ontem, um vídeo em que ressalta características como a localização estratégica da cidade, a qualidade do aeroporto e os diversos polos de desenvolvimento. Nas imagens, artistas e atletas como Elba Ramalho, Lenine e Magrão convidam o público a aderir a ação.

Na última quinta-feira (9), foi Natal quem enalteceu seus pontos positivos e tentou desclassificar a concorrência. Um vídeo, intitulado de "15 motivos para o RN ser escolhido", coloca o estado como estado mais preparado para receber o hub.

A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) diz que vem realizando uma campanha no Facebook para envolver a população. Segundo a pasta, até a tarde de ontem, a fan page, lançada no último dia 3, já contava com mais de 10 mil seguidores. "A campanha busca envolver todos cearenses, tendo em vista a importância desse empreendimento para o Estado, não apenas com o objetivo de consolidar a vocação turística, mas de fortalecer a economia cearense a longo prazo", diz a nota da Setur.

Reunião

Dando continuidade à luta para trazer o hub da TAM para a Capital cearense, os senadores do estado se reunirão com o vice-presidente, Michel Temer, a presidente da TAM, Claudia Sender, e o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha. O encontro ocorrerá na próxima quinta-feira (16), ao meio dia, em Brasília.

Até o momento, os senadores José Pimentel (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) confirmaram presença. O peemedebista destacou que serão discutidos questões sobre o aeroporto de Fortaleza e o pacote de concessões.

"Está todo mundo envolvido, é uma questão apartidária. Temos que juntar as forças, é natural que os estados se manifestem", diz Eunício.

Vistoria

No último domingo (12), um jornal do Rio Grande do Norte publicou que a empresa Oxford Economics, contratada para fazer uma consultoria sobre a viabilidade técnica do hub, deve ir a Natal neste mês. A TAM não confirmou. O Governo do Ceará informa que não há previsão de uma visita técnica ao Estado.

Em nota, a companhia afirma: "a TAM mantém contato permanente com autoridades dos três estados (CE, RN e PE) e das respectivas cidades para viabilizar os fatores necessários para a escolha de uma delas, como a infraestrutura adequada e a competitividade de custos, que vão nortear a definição e serão determinantes para a concretização do projeto, uma vez que trarão as bases necessárias para o sucesso da iniciativa".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.