Desempenho econômico do adulto é definido na infância

Para pedagogo, conteúdo sobre finanças é um tema que conversa com todas as linhas de conhecimento

Escrito por Redação ,
Para o educador financeiro, Reinaldo Domingos, mentor da metodologia Dsop de Educação Financeira desenvolvida atualmente em 1.350 escolas particulares por todo Brasil, a educação financeira para crianças trabalhada no dia a dia e aproximando a teoria da vida dos pequenos estudantes “é um tema que conversa com todas as linhas de conhecimento”. 
 
“Não é uma matéria das ciências exatas, que trabalha somente cálculos, mas sim da área de humanas porque está relacionadas aos hábitos. Se fosse aplicado em todas as escolas, nossa população teria hoje mais saúde financeira”, defende.
 
Conforme o especialista, o assunto deve ser incorporado desde o ensino básico, do infantil até a pós-graduação. 
 
“A criança que não sabe ler e escrever, muitas vezes já movimenta dinheiro. Ela sabe que o dinheiro compra e já começa a criar hábitos. Então, ela precisa aprender que primeiro se poupa para depois comprar”, explica.
 
Segundo ele, mesmo não existindo no Brasil regulamentação para ensinar educação financeira nas escolas, já existem instituições de ensino atentas a essa necessidade social e muitas delas são parceiras da Dsop, a metodologia desenvolvida por ele. A empresa está presente em 20 estados brasileiros. 
 
“Atendemos 1.350 escolas, mas pretendemos chegar a duas mil já no próximo ano. No Nordeste, estamos em 40 escolas e nossa meta é fechar em 100, atendendo em torno de dez municípios nordestinos. Temos um grande potencial para crescer nessa região”, afirma.
 
Da capacitação
Reinaldo Domingos explica que a metodologia Dsop envolve desde a capacitação de professores – para torná-los aptos a multiplicar o conteúdo junto aos alunos – até palestras e workshops para sensibilização dos pais.
 
Outra estrutura proporcionada pelo método desenvolvido pelo pedagogo é a elaboração de material de apoio para treinar os pequenos, com games, portal, livros didáticos e paradidáticos, planos de aula, oficinas e outras atividades interativas. 
 
O Dsop
O pedagogo reforça que a educação financeira pode ser tratada de maneira transversal, interdisciplinar e garante: “as escolas que implantaram o tema como disciplina, experimentaram uma eficácia muito melhor (no aprendizado)”.
 
Segundo explica Domingos, o conteúdo da metodologia Dsop engloba do trabalho que desenvolve “os cinco temas transversais (ética, saúde, meio ambiente, pluralidade cultural e orientação sexual) e está dividido em seis eixos temáticos: família, diversidade, sustentabilidade, empreendedorismo, autonomia e cidadania, que dialogam com as linhas orientadoras da educação mundial no século XXI (aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a aprender)”.

(AC)
 
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