Definir titular da ZPE é prioridade

Escrito por Redação ,

A fim de dinamizar a economia cearense, o governo estadual começa a pensar em alternativas para acelerar o processo de expansão da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Ceará, localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), em São Gonçalo do Amarante. E um dos passos para traçar as novas estratégias e fortalecer o empreendimento será definir a nova presidência da ZPE, algo que vem sendo aguardado desde janeiro, a partir da gestão do governador Camilo Santana.

"Resolveremos isso em breve, talvez nos próximos 15 dias teremos uma definição. Essa é uma questão que está sendo discutida com o governador Camilo Santana. Precisamos de uma definição para começarmos a trabalhar para dinamizar a área do Pecém", diz o deputado Antonio Balhmann, que assumirá a Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI) do Governo do Estado, no início de agosto.

Hoje, está à frente da Empresa Administradora da ZPE Ceará Marly Quixadá, que também acumula o cargo de diretora comercial do empreendimento. Sem divulgar possíveis nomes que podem assumir a presidência da ZPE, Balhmann deixou claro que a função ocupada por Marly é "temporária".

"Estamos dando encaminhamento a todas essas soluções para que a gente tenha a ZPE como um elemento estratégico do Estado", declara o parlamentar. No trabalho em prol da expansão da ZPE, ele destaca a união entre AAI, Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDA), Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos).

Indústria de calçados

De acordo com Balhmann, a indústria calçadista será um dos principais focos do governo estadual no processo de expansão da ZPE. Isso porque, nos últimos anos, diversas empresas do setor migraram para outros países por não encontrar competitividade no Brasil.

"Indústrias exportadoras de calçados estão em ZPEs fora do País, porque não encontram oportunidade aqui. Queremos repatriar esses investimentos para fazer a indústria brasileira de calçados se transformar numa grande exportadora", acrescenta, destacando também a importância dos setores de couro e de fruticultura.

O deputado lembra que a ZPE Ceará, a primeira a entrar em operação no Brasil, possui três empreendimentos de médio e grande porte em instalação: a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), a Vale Pecém e a White Martins.

"Mas isso é apenas uma pequena fração do que a ZPE pode abrigar", afirma.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.