Contas de luz no Nordeste subiram mais de 20%

Escrito por Redação ,

Brasília. A diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) definiu nesta terça-feira (26) uma série de reajustes anuais na conta de luz de consumidores do Nordeste, todos acima de 20%.

Em Alagoas, a Ceal (Companhia Energética de Alagoas) foi autorizada a dar um reajuste médio de 29,75%. A distribuidora atende um milhão de unidades consumidoras, em 102 municípios do Estado.

A diretoria da agência aprovou um reajuste médio de 22,25% para os consumidores residenciais da Cemar (Companhia Energética do Maranhão), que atende 2,1 milhões de unidades consumidores, em 217 cidades do Estado.

No Piauí, o reajuste médio autorizado pela Agência foi de 25,7%. A Cepisa (Companhia Energética do Piauí) atende 1,1 milhão de unidades consumidoras em 224 cidades.

Os consumidores da Paraíba, atendidos pela distribuidora Energisa, sentirão um aumento médio de 20,83% na conta de luz. A empresa atende 1,3 milhão de unidades consumidoras, em 216 municípios da Paraíba.

Todos esses novos valores passarão a valer a partir da próxima quinta-feira, 28 de agosto.

De acordo com a Aneel, os fatores que explicam os reajustes são: custos das distribuidoras com compra de energia, transmissão e pagamento de encargos setoriais.

No Estado

No Ceará, a Aneel aprovou o reajuste na tarifa da Companhia Energética do Ceará (Coelce) no dia 15 de abril. O aumento médio das tarifas da Coelce, que abastece mais de 3 milhões de casas nos 184 municípios do Estado, foi de 16,77%. Para os consumidores de baixa tensão (residenciais), o aumento foi de 17,02%, enquanto para os de alta tensão - compostos por indústria e comércio de grande porte -, o reajuste ficou em 16,16%. Os aumentos entraram em vigor no dia 22 de abril.

O índice aprovado superou a solicitação da Coelce, que foi de 13,83%.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.