Codece será reativada

Escrito por Redação ,
Legenda: Um dos projetos da Codece visa disponibilizar um espaço para que as pequenas empresas se desenvolvam. A Companhia possui um galpão e já tem um chamado distrito empreendedor em Crateús, como piloto
Foto: Foto: WALESKA SANTIAGO

Deixada um pouco de lado pelo governo estadual ao longo dos últimos anos, a Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece), que tem como objetivo auxiliar o pequeno empreendedor, será reestruturada e voltará com ainda mais força em breve.

> SDE é 'porta de entrada' para investimentos

A informação foi dada ontem pela secretária do Desenvolvimento Econômico do Estado, Nicolle Barbosa, durante visita ao Sistema Verdes Mares. Segundo ela, a extinção da Codece já estava inclusive autorizada, mas os planos acabaram mudando. "Ela vai ser remodelada, recriada para tomar conta do primeiro negócio. Então, fica agora a Adece (Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará) com a média e a grande empresa e a Codece com o pequeno negócio", ressaltou Nicole Barbosa.

Patrimônio

Atualmente, a Codece possui 37 funcionários e receita mensal de R$ 190 mil, além de um patrimônio de 117 imóveis em 42 municípios. A ideia, segundo a secretária, é que tudo isso fique à disposição do pequeno empreendedor cearense. "Esse é o projeto do primeiro negócio, que estamos finalizando", comenta.

Ainda de acordo com a titular da SDE, um dos projetos da Codece visa disponibilizar um espaço para que as pequenas empresas se desenvolvam. Conforme diz, a Companhia possui um galpão e já tem um chamado distrito empreendedor em Crateús, como piloto para ser inaugurado. "É um espaço que serviria para uma empresa, mas a gente dividiu o galpão para receber seis", explica.

"Tratam-se de empresas que eram muito pequenas, cresceram mais um pouco, mas não têm condições de montar um galpão industrial para elas. Assim, as mesmas vão se abrigar no espaço da Codece, dentro desse distrito empreendedor, e pagar um percentual de uso que varia de 0,15% a 0,50% do valor do imóvel. É uma taxa de manutenção", diz.

"A empresa vai crescer lá dentro e quando estiver pronta, sai e dá lugar para outra", esclarece Nicolle Barbosa, que também já foi presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC).

Projeto

Idealizado em meados do ano passado, com o objetivo de fortalecer a economia dos municípios, o chamado Distrito Empreendedor foi aplicado primeiramente em Crateús como uma forma de experiência.

A iniciativa foi do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede) e da Codece, em parceria com a prefeitura do município e o Sebrae.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.