Cidades terão recursos minerais mapeados

Adece informou que estudos são elaborados como sequência ao Atlas Geológico e da Mineração do Estado

Escrito por Redação ,
Legenda: Piquet Carneiro foi o primeiro município onde a presença de quartzo, quartzito, granito, manganês, ametista e mármore foi identificada

Na tentativa de identificar e captar mais unidades produtivas para o Estado, gerando investimento e empregos, a Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) iniciou o mapeamento individual de recursos minerais de municípios cearenses. A tarefa atende demanda das próprias cidades e dá sequência ao trabalho feito pela Adece no Atlas Geológico e da Mineração do Estado.

"Fomos procurados por mais de 20 prefeitos cearenses em busca de investimentos para seus municípios gerarem trabalho e renda. Entregamos o primeiro relatório ao prefeito de Piquet Carneiro e, de posse do documento, ele agora irá conversar com os proprietários dessas áreas para estimular sua produção", contou a presidente da Adece, Nicolle Barbosa sobre o documento que entregou ao prefeito Bismarck Bezerra com dados detalhados sobre os minérios encontrados no subsolo daquele município cearense.

O relatório já entregue, que contou com dados do Departamento de Produção Mineral (DNPM), indicou ao chefe do Executivo municipal que "município de Piquet Carneiro caracteriza-se pela existência de quartzo, quartzito, granito, manganês, ametista e mármore".

Mais estudos

Em nota, a presidente da Adece ainda explicou que, "nessa primeira etapa, já estamos concluindo também um trabalho em Cedro e outros 10 municípios serão contemplados com relatórios de suas potencialidades minerais com ou sem licenças regularizadas e que possam virar unidades produtivas".

"A ideia é disponibilizar à Prefeitura a relação desses proprietários tanto das áreas quanto das licenças para que o gestor municipal estimule o início das atividades produtivas com o intuito de desenvolver a economia municipal", afirma Nicolle.

Muito a ser explorado

Sobre as possibilidades que podem ser encontradas por cada município, o assessor de Mineração da Adece, Francisco Pessoa, "ainda há muito a ser explorado no estado do Ceará no que se refere ao setor de bens minerais". "O trabalho visa nortear as prefeituras cearenses e fazê-las interagirem com investidores", afirma Pessoa.

Atlas

A primeira etapa desta ação da Adece para promover o desenvolvimento deste seguimento produtivo no Ceará deu-se com o lançamento, em junho deste ano, do Atlas Geológico e da Mineração do Estado. "A ferramenta, disponível no site da agência (www.Adece.Ce.Gov.Br), mapeia informações sobre as riquezas minerais do Estado, bem como seus títulos legais. O trabalho permite também a visualização de toda a infraestrutura hídrica, ferroviária, rodoviária, portos, aeroportos e linhas de transmissão de energia existentes em território cearense".

No desenvolvimento da ferramenta, a Adece ainda atentou para dotar o aplicativo de uma versão em inglês, para "nortear empresários com intenções de investirem no Ceará, especialmente nas áreas de construção civil, agronegócio e indústria de transformação".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.