Cid se diz surpreso com informações sobre a refinaria

Governador contou que projeto está sendo tocado normalmente e que a Petrobras não mencionou novas datas

Escrito por Redação ,
Legenda: Projeto da ponte do Porto do Pecém será redimensionado para suportar o peso de equipamentos da refinaria, que serão desembarcados no terminal, e deve receber mais R$ 57 milhões para a obra

O governador do Ceará, Cid Gomes, disse estar surpreso com as informações divulgadas na última terça-feira (28) pela Agência Reuters, a partir das declarações de uma fonte anônima, que cogitavam um provável adiamento no cronograma de instalação da Refinaria Premium II. Em contraponto a esta informação, o chefe do Executivo estadual disse da relação contínua com a Petrobras e de demandas repassadas ao Estado, para prover a infraestrutura necessária à recepção do empreendimento. "Eu estou surpreendido com essa notícia. Li, não tem fonte. Acho estranho que o Brasil, que hoje já é deficitário em combustível e tem uma tendência de descobrir mais petróleo bruto e ampliar sua margem de exportação de petróleo, vá abrir mão de um empreendimento como este", afirmou, ontem, ao Diário do Nordeste, durante a inauguração do Shopping RioMar Fortaleza.

O governador disse acreditar que pelo fato de o País ser deficitário em combustível a refinaria "já se justifica hoje" e "se justifica ainda mais por conta do crescimento da exploração de petróleo" pela Petrobras, responsável pela implantação da Premium II, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp).

Outro argumento usado pelo chefe do Executivo estadual foi direcionado ao "auto-endividamento da Petrobras". Para Cid, "é um círculo vicioso que a Petrobras tem de se livrar dele". "(A estatal) se endivida porque está importando derivado de Petróleo e vendendo mais barato do que compra. Se permanecer nisso, a tendência é piorar", disse.

Burocracia acabou

O governador garantiu ainda que "tudo que era de burocracia (em relação ao empreendimento de refino para o Ceará) já foi feito". Questionado sobre o termo de compromisso que deveria ser assinado até o fim de outubro deste ano, ele afirmou que "não há mais nada a ser assinado". "O terreno já é 100% da Petrobras. A área reservada aos (índios) Anacé já foi adquirida e o Estado já fez mais este investimento", disse o governador.

Ponte redimensionada

Além dos compromissos com o espaço físico da Premium II, o governador revelou também sobre nova demanda repassada pela Petrobras ao Estado. "Estamos hoje, por exemplo, redimensionando a nova ponte de acesso ao porto do Pecém e estamos mudando o projeto original para atender uma demanda de um equipamento que vai chegar para a refinaria, mas que a ponte não estava preparada para recebê-lo", explicou.

Os equipamentos são as chamadas torres de fusão, que pesam cerca de duas mil toneladas e serão utilizadas no refino dos óleos crus da refinaria. A mudança na ponte deve implicar, segundo a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), em mais R$ 57 milhões no projeto original de ampliação do Porto do Pecém.

Futuro no BID

Sobre as especulações de que iria assumir um ministério no próximo governo da presidente reeleita Dilma Rousseff, Cid Gomes afirmou que mantém os planos que tinha antes das eleições e busca assumir um cargo no Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID). Para isso, contou ter contactado o presidente da instituição já nesta semana.

Regina Carvalho/Armando de Oliveira Lima
Editora de área e repórter

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.