Cearáportos firma contrato com a Siderúrgica do Pecém

Escrito por Redação ,
Legenda: O acordo tem duração de 20 anos para a operação de placas de aço. Já para os granéis sólidos, a duração é de 10 anos
Foto: Foto: Marcos Studart

A Cearáportos, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), assinaram, na última quarta-feira (21), um Contrato Operacional de descarregamento de matérias-primas (carvão mineral e minério de ferro) e embarque das placas de aço produzidas pela siderúrgica.

O acordo foi celebrado entre o titular da Seinfra, Lúcio Gomes; o presidente da companhia administradora do Porto do Pecém, Danilo Serpa, e o CEO da CSP, Eduardo Parente. Ele tem duração de 10 anos, para os granéis sólidos, e 20 anos para a operação de placas de aço.

Conforme o contrato, é de responsabilidade da Cearáportos garantir armazenagem dos produtos, o transporte dos mesmos dentro do terminal, quando referente às placas, e até o pátio da siderúrgica para os granéis sólidos, além de assegurar o fornecimento de outros serviços que sejam necessários para que a operação seja realizada.

A Cearáportos, por conta da complexidade das operações das placas de aço, está coordenando o embarque do produto.

Ao todo, desde agosto de 2016, quando a primeira placa de aço foi enviada para fora do país, 1.904.713,72 toneladas foram exportadas, dessas 1.302.519,02 t em 2017. Os principais destinos do produto são Estados Unidos, Turquia, Coreia do Sul, Itália, Tailândia.

Oportunidades

O presidente da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará), Mário Lima Júnior, e o diretor comercial da estatal, Roberto de Castro, participam, em Brasília, da V Reunião da Subcomissão de Indústria e Tecnologia da Informação da Comissão Sino Brasileira de Concertação e Cooperação Brasil China (Cosban), no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). O encontro conta com a participação de empresários, membros da embaixada e autoridades chinesas, além de representantes do governo brasileiro.

A ZPE Ceará está sendo apresentada aos chineses como uma excelente oportunidade para investidores, tendo em vista os benefícios fiscais e a liberdade cambial oferecidos para as empresas instaladas na sua área.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.