Ceará mostra potenciais à comitiva da Fraport

Executivos da Fraport AG chegaram à Capital cearense ainda na noite de ontem. Comitiva alemã tem 5 integrantes

Escrito por Redação ,

O governador do Ceará, Camilo Santana, apresentará, na manhã de hoje (24), os potenciais econômicos do Estado aos executivos da Fraport AG, durante reunião que começará às 9 horas, no Palácio da Abolição, e segue até por volta do meio-dia. Esta é a primeira visita da empresa alemã a Fortaleza, desde que venceu o leilão de concessão do Aeroporto Internacional Pinto Martins, no último dia 16 de março.

Assim como a Prefeitura Municipal, cada vez mais, o governo estadual demonstra que, com a chegada da Fraport ao aeroporto no próximo dia 28 de julho, não quer apenas atrair o hub (centro de conexões de voos) da Latam Airlines, mas ampliar as parcerias com a empresa alemã em diferentes áreas, gerando emprego e renda.

Os executivos da Fraport chegaram à Capital ainda na noite de ontem (23). São eles: o vice-presidente sênior Christoph Nanke; os diretores de projetos Klaus Jeschcke, Leonardo Carnielle e Cecil White; e o gerente de projetos sênior Andreas Montag. Eles retornam a Frankfurt no fim da tarde de amanhã (25).

Após a reunião, os executivos da Fraport vão almoçar com secretários do governo e da Prefeitura e, por volta das 14 horas, visitarão o Aeroporto Pinto Martins. Os secretários de governo Élcio Batista (Casa Civil); Maia Júnior (Planejamento e Gestão); César Ribeiro (Desenvolvimento Econômico); e Arialdo Pinho (Turismo) são alguns dos nomes confirmados. Já pela Prefeitura, devem marcar presença Alexandre Pereira (Turismo) e Samuel Dias (Secretaria de Governo). Também está prevista a presença de membros da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

À noite, a comitiva da Fraport jantará com o governador Camilo Santana e secretários.

'Boas-vindas'

Para o titular da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Maia Júnior, o Estado está à disposição da empresa alemã para apoiá-la no processo de concessão do terminal, que, na opinião dele, será fundamental para o desenvolvimento econômico de Fortaleza e do Ceará.

"Vamos dar as boas-vindas à Fraport. É um encontro de aproximação. Acredito que a chegada da empresa alemã ao Ceará, em julho, vai marcar o começo de uma nova história para a nossa economia, principalmente, para o setor de turismo e serviços", afirma Maia Júnior, lembrando ainda da relevância da futura integração entre os aeroportos de Fortaleza, Jericoacoara e Aracati.

De acordo com ele, o governador Camilo Santana deverá apresentar aos executivos da Fraport um vídeo mostrando os principais potenciais econômicos do Estado, destacando equipamentos como o Porto do Pecém, Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Zona de Processamento de Exportação (ZPE), Centro de Eventos do Ceará (CEC), etc.

O titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), César Ribeiro, observa que a rápida aproximação do Governo do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza com a Fraport abre as portas para outras parcerias.

"A nossa agenda com a empresa precisa ser constante. Amanhã (hoje), vamos tratar não só da concessão e do hub da Latam, mas também apresentar nossos principais atrativos econômicos para potencializar parcerias", observa o secretário.

Financiamento do BNB

A Fraport já foi contatada pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que tem interesse em financiar obras da empresa alemã no Pinto Martins. A informação foi divulgada pelo presidente da instituição, Marcos Holanda, na quarta-feira (19), durante o I Fórum BNB de Infraestrutura.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.