CE terá mais 3 voos internacionais; um para o Panamá

Anúncio oficial de quais serão os destinos deve ser feito pelo secretário Arialdo Pinho (Setur) nos próximos dias

Escrito por Hugo Renan do Nascimento Repórter ,
Legenda: As companhias aéreas que devem operar as novas frequências internacionais não foram reveladas pelo secretário do Turismo
Foto: Foto: Thiago Gadelha

O governo do Ceará vai lançar mais três voos internacionais saindo de Fortaleza. De acordo com o titular da Secretaria do Turismo (Setur), Arialdo Pinho, na próxima segunda-feira (29) vão ser anunciados mais dois destinos. "Eu ainda não posso adiantar o nome da companhia. Nós vamos lançar agora dois voos e até o fim de fevereiro teremos mais um, no total de três", garantiu o secretário.

Questionado se dois dos três voos que serão anunciados seriam da Copa Airlines, para a Cidade do Panamá, e da Gol, para Lisboa, Pinho disse que a companhia brasileira suspendeu, temporariamente, a operação para a Portugal. "Eles querem focar neste momento nos Estados Unidos e por enquanto estes voos para Lisboa estão suspensos", acrescentou.

> Demanda garante nova frequência
> Azul: procura por Jeri cresce 32%

Sobre a Copa Airlines, que já solicitou duas frequências semanais para Fortaleza à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o secretário preferiu não comentar. Em dezembro do ano passado, o Diário do Nordeste publicou com exclusividade que a companhia panamenha teria dois voos semanais a partir do dia 18 de julho deste ano.

Fontes do setor garantem que o governo do Estado deve confirmar, na segunda-feira (29), as operações da Copa em Fortaleza. Em nota, a empresa se limita a informar que "de forma permanente, avalia novos destinos que possam oferecer um valor agregado à companhia em termos de conectividade e oportunidades de desenvolvimento turístico e comercial. Nesse sentido, Fortaleza, junto a outros destinos, é matéria de estudo e revisão por parte da companhia aérea".

Copa Airlines

Conforme a solicitação feita à Anac, os voos da Copa Airlines terão início no dia 18 de julho e partirão de Fortaleza às segundas e quintas-feiras, às 2h25, com chegada às 9h14 na capital panamenha. Já os voos de retorno serão aos domingos e quartas, partindo às 18h30 da Cidade do Panamá e pousando à 1h20 em solo cearense. A aeronave que fará o percurso será o Boeing 737, com capacidade para 124 passageiros.

Autointitulado "hub das Américas", o aeroporto da Cidade do Panamá tem uma localização estratégica entre Américas do Sul e do Norte, às margens do Caribe, e é um dos mais movimentados do continente. "A cidade do Panamá concentra um hub que permite que tenhamos acesso imediato a mais de 30 países das Américas do Norte, do Sul e Central, além do Caribe. Esses voos são importantíssimos para ampliar o número de visitantes estrangeiros ao Ceará como também para facilitar a ida do cearense a países como Estados Unidos, México e Canadá, por exemplo", afirmou o secretário do Turismo, à época das negociações.

Segundo uma fonte do setor, além de abrir um grande leque de destinos com apenas uma conexão da Capital, as operações têm tudo para serem mais baratas ao consumidor por serem operadas em aeronaves com apenas um corredor, enquanto as maiores, de dois corredores, demandam mais combustível e investimentos às aéreas.

Acquario

Ainda de acordo com Pinho, o governo do Estado quer chegar até junho deste ano com o contrato assinado com a empresa responsável por tocar as obras do Acquario Ceará. "Até este período, a gente já quer ter definido como vai ser, se vai ser uma parceria público-privada. Queremos resolver isso até junho", explicou o secretário.

Ele viaja no dia 10 de fevereiro à Europa para uma feira em Milão, na Itália, e de lá passará na Espanha, onde deverá encontrar os possíveis investidores para o Acquario. "Nessa viagem à Espanha, eu vou ver como está o acompanhamento dessas negociações. Eles estão interessados no Acquario, mas a gente precisa acompanhar o assunto", disse.

O grupo espanhol Inveravante já havia manifestado interesse em assumir o equipamento. Em encontro com executivos e o titular da Setur, em outubro do ano passado, os espanhóis solicitaram mais dados e reuniões a cada três meses

Além dos espanhóis, os chineses da Fosun também estariam interessados em assumir o equipamento. No entanto, segundo informou o secretário do Turismo, nenhum dos investidores sinalizou algo concreto sobre o assunto. "Não tem nada definido ainda. Estamos buscando os interessados", comentou.

Segundo Pinho, o início do processo de concessão do Acquario Ceará está previsto para ocorrer em março, quando deve ser lançado edital de concessão. O concessionário do equipamento assumirá o restante das obras, paradas desde o início de 2015. O empreendimento está com cerca de 75% das obras de infraestrutura concluídas e 30% dos equipamentos instalados.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.