Camilo visitará instalações de empresa alemã

A cargo do Estado ficará a oferta de água e energia, além de estradas e possível doação de terreno

Escrito por Redação ,
Legenda: Investidores da empresa alemã Nordic Yards se reuniram com o governador em exercício, Zezinho Albuquerque, e com o governador eleito, Camilo Santana

O governador eleito Camilo Santana garantiu, ontem, em reunião com investidores da empresa alemã Nordic Yards, o compromisso com a infraestrutura para o estaleiro que a empresa pretende instalar no município de Camocim. Durante o encontro realizado no Palácio Iracema, ficou acertado que, até março do próximo ano, o futuro chefe do Executivo estadual fará visita às instalações da Nordic Yards na Alemanha, acompanhado pela prefeita de Camocim, Mônica Gomes Aguiar.

Segundo informou o deputado Sérgio Aguiar, que participou da reunião, a cargo do Estado ficará a oferta de água e energia, além da disponibilização de estradas e possível doação do terreno que abrigará o empreendimento. "Camilo reafirmou o compromisso que Cid já havia autorizado, de que o Estado envidará todos os esforços para a parceria, que é considerada estratégica para o Ceará", disse.

Até o final de março, o futuro governador e a prefeita de Camocim visitarão as instalações da Nordic Yards e, após isso, deverá ser fechado um Protocolo de Intenções com o Estado. Documento semelhante já foi assinado, na última segunda-feira, pela Prefeitura de Camocim, conforme informou ontem, com exclusividade, o Diário do Nordeste.

"Quando terminar toda essa etapa de protocolos, a empresa tomará mais seis meses para terminar o projeto de engenharia do estaleiro e, a partir disso, iniciar a execução das obras", informou Sérgio Aguiar. O empreendimento já conta com um projeto básico, elaborado pela russa JSC SSTC (Shipbulding & Shiprepair Technology Center), que está produzindo o projeto executivo da indústria naval e é parceira da alemã no estaleiro.

O projeto da Nordic Yards Camocim tem investimento anunciado para o empreendimento é de 350 milhões de euros, o equivalente a aproximadamente R$ 1,1 bilhão. A empresa afirma que a operação da unidade fabril irá criar 2.500 empregos diretos e dez mil indiretos.

"É mais geração de emprego e renda para a população, e isso representa mais qualidade de vida e oportunidades", disse o governador em exercício, também presente no encontro, José Albuquerque. De acordo com ele, o estaleiro tem grande importância para o Ceará, especialmente para os municípios próximos do litoral oeste.

Quatro fases

O estaleiro terá quatro fases de implantação. A primeira etapa já estará funcionando em dois anos após o início da implantação e, em cinco, a obra estará totalmente concluída. De acordo com o que informou a assessoria de imprensa do governo estadual, a empresa alemã obedece a todos os critérios europeus de sustentabilidade e segurança, incluindo o aproveitamento de resíduos. Além da construção de navios e de plataformas marítimas, o estaleiro fará reparos de embarcações.

Após a audiência no Palácio Iracema, o grupo de empresários reuniu-se ainda com integrantes da Comissão de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa. Os quatro executivos da Nordic Yards presentes vão hoje ao Rio de Janeiro, onde se reúnem com representantes do Sindicato das Indústrias da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), da Petrobras e da Transpetro.

Sérgio de sousa
Repórter

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.