Camilo visita a Fraport e busca investimentos

Agenda incluirá conversas sobre projeto para o Aeroporto Pinto Martins e o hub, entre outros assuntos

Escrito por Redação ,
Legenda: Antes da reunião com a Fraport, Camilo Santana visitará os terminais de passageiros e de cargas do Aeroporto de Frankfurt

Um mês antes da alemã Fraport assinar o contrato de concessão do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, o governador Camilo Santana volta hoje a Frankfurt, na Alemanha, para tratar de detalhes do projeto do terminal cearense e continuar prospectando potenciais investidores pela instalação de um centro de conexões aéreas - o hub - com outras empresas além da Latam.

Está prevista, hoje, uma visita técnica aos terminais de passageiros e de cargas do aeroporto de Frankfurt, operado pela Fraport e um dos maiores hubs do continente europeu. Mais tarde, o governador tem uma reunião institucional e de negócios com a vice-presidente da companhia, Aletta von Massenbach, e com os diretores Christoph Nanke, Klaus Jeschke, Sabrina Hoppe e Djamila Durans.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, César Ribeiro, a visita será mais detalhada que a realizada em março, quando o teor era mais de apresentação do Estado. Questionado se os assuntos debatidos incluiriam projeto de infraestrutura do aeroporto, investimentos e hub, Ribeiro respondeu que "tudo". "Visita só vale se for assim. Falaremos de tudo que interessa ao Ceará", destacou o secretário.

Segundo o governador Camilo Santana, a ideia é discutir com a direção da Fraport os projetos para o terminal cearense, bem como conversar a respeito da instalação de um hub. O governador reforça que o Estado está empenhado, permanentemente, em trazer o centro de conexões a Fortaleza. "Eles (a Fraport) já tiveram várias conversas com a Latam e com outras companhias aéreas (sobre o assunto)", destaca.

Embora seja mais discreto sobre o assunto, o governador também irá visitar nos próximos dias a companhia aérea francesa Air France - KLM, a maior do País europeu. Questionado sobre o que tratará com ela, Camilo afirmou apenas que conversará com todas as empresas que tenham interesse em investir no terminal cearense, sejam nacionais ou internacionais, em busca da instalação do hub.

Contrato

Conforme o cronograma da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Fraport deverá assinar no dia 28 de julho a concessão do Aeroporto de Fortaleza e o de Porto Alegre, ambos arrematados em leilão pela companhia em março. Na mesma ocasião, a Vinci deverá assinar o contrato com o terminal de Salvador e a Zurich, com o de Florianópolis.

Em abril, com a visita de executivos da Fraport ao Estado, foi criado um grupo de trabalho com representantes da empresa, do Estado e do Município de Fortaleza para tratar de assuntos relacionados ao aeroporto, em áreas como infraestrutura, turismo e finanças. A companhia anunciou um investimento de quase R$ 2 bilhões no terminal nos anos de concessão.

França

Amanhã, o governo segue com agenda em Paris onde, além de encontrar a Air France-KLM, também visitará o Instituto Pasteur. Acompanhado pela presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Nísia Lima Trindade, do secretário de Desenvolvimento Econômico, César Ribeiro, e do secretário de Saúde, Henrique Javi, o governador tentará prospectar uma unidade do instituto francês para o Polo Industrial e Tecnológico de Saúde (Pits), no Eusébio.

Ao todo, a Fiocruz já investiu R$ 170 milhões no Polo do Eusébio, onde serão integradas diversas iniciativas que buscam a inovação tecnológica para a produção de medicamentos, vacinas, diagnósticos e insumos para o campo da saúde. Quando a fábrica da Fundação entrar em funcionamento, no próximo semestre, a expectativa é que 300 empregos diretos sejam gerados, além de outros 1.000 indiretos.

"Vamos oferecer todas as condições e possibilidades para que esse importante instituto internacional possa se instalar no Ceará. Esse é o grande objetivo da nossa viagem", afirmou o governador Camilo Santana.

Agenda

Segunda-feira (26)

*15h30: Visita técnica ao Aeroporto de Frankfurt - terminais de passageiros e cargas

*19h30: Reunião com o vice-presidente da Fraport, Aletta von Massenbach, e com os diretores Christoph Nanke, Klaus Jeschke, Sabrina Hoppe e Djamila Durans

*Horário de Frankfurt (ALE)

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.