Cabo Verde cancela mais voos no CE

Escrito por Redação ,
Legenda: Segundo a aérea, cancelamentos sucessivos de voos se deram por atraso na entrega de aeronaves

A Cabo Verde Airlines (TACV) já cancelou 18 voos com origem e ou destino de Fortaleza em julho, os últimos na noite de ontem e madrugada de hoje.

Na Itália, depois de suspender a operação da companhia devido aos sucessivos cancelamentos, o Ente Nacional de Aviação Civil italiano autorizou na sexta-feira (20) a retomada das atividades da empresa no país. A aérea justifica os atrasos e cancelamentos ao atraso na entrega de aviões para substituir a frota.

Em nota, a Cabo Verde afirma ter conseguido "demonstrar que tem neste momento à sua disposição os aviões e condições minimamente necessárias para assegurar a realização dos voos e, assim, cumprir escrupulosamente o plano de proteção dos passageiros, mantendo-se em contato com as entidades locais".

A aérea também lamentou os constrangimentos causados e disse estar "empenhada em proteger e escoar todos os passageiros nos destinos onde opera, a fim de retomar a operação a curto prazo".

Transtornos

Desde o início de julho, a aérea enfrenta sérias dificuldades por causa da ausência de aeronaves. A companhia reconheceu, há dias, que mais de 7 mil passageiros tinham sido afetados. A frota começou a ser reposta no fim de semana passado, mas a situação ainda não foi normalizada.

No mês de julho, a companhia aérea já cancelou 18 voos para Fortaleza. O Diário do Nordeste ouviu, na última quarta-feira (18), relatos de passageiros que aguardavam há dias realocação para outros voos para a Capital.

Privatização

Segundo jornais de Portugal, há expectativa de a companhia ser privatizada ainda neste mês. A Cabo Verde está em processo de reestruturação, tendo o governo assinado com o grupo islandês Icelandair um contrato de gestão para preparar o processo.

Conforme o site Observador, o contrato terminou e o governo cabo-verdiano prevê avançar com a privatização através da venda de 51% à Icelandair, que ainda não divulgou se vai avançar com o negócio.

Há alguns meses, a TACV anunciou plano de expansão, aumentando frequências de voos para Fortaleza e Recife e adicionando Salvador como nova rota.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.