Bancos suspendem crédito consignado a servidores

Interrupção ocorreu após empresa que geria o software que autoriza os pagamentos ser incluída na Lava Jato

Escrito por Redação ,
Legenda: Os bancos estão revendo sua participação no convênio firmado entre a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e as autoridades públicas, informou a Federação Brasileira dos Bancos
Foto: FOTO: BRUNO GOMES

Os bancos optaram por suspender as operações de crédito consignado destinado a servidores públicos federais. Segundo informações da rádio CBN, a decisão ocorreu após a empresa Consist - contratada para gerir o software que autoriza os pagamentos - ter tornado alvo da Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

De acordo com as investigações do Ministério Público Federal e da Polícia Federal na operação, a Consist teria repassado valores obtidos com o contrato de gestão das margens consignáveis a operadores do esquema da Lava Jato.

Não há previsão de quando as operações irão retornar à normalidade. "Os bancos estão revendo sua participação no convênio firmado entre a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e as autoridades públicas", informou a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), em nota enviada por sua assessoria de imprensa. A entidade, entretanto, não informou a relação de todos os bancos participantes do convênio e que suspenderam as operações de crédito.

Migração transparente

"Os bancos acompanham o caso do ponto de vista técnico, com o objetivo de colaborar com o Ministério do Planejamento na migração para um novo sistema de processamento das folhas de pagamento, garantindo a continuidade do serviço para os servidores. O objetivo é desenvolver um processo de migração de plataforma totalmente transparente para o servidor usuário do serviço", acrescenta o documento. A Consist foi contratada pela Associação Brasileira dos Bancos (ABBC) e pelo Sindicato Nacional das Empresas Abertas de Previdência Complementar (Sinapp) para gerir o software que autoriza pagamentos aos servidores, com o aval do Ministério do Planejamento.

O Sinapp disse, em nota, que notificou extrajudicialmente a Consist para que a empresa preste esclarecimentos. O sindicato destacou que a empresa foi apresentada por bancos participantes do mercado de crédito consignado e que apresentou as melhores condições de atender os requisitos técnicos e operacionais.

O Ministério do Planejamento informou à rádio CBN que o convênio com a Consist foi suspenso e que no prazo de 30 dias toda a operação dos créditos consignados passará a ser feita pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Três bancos

A CBN conseguiu obter comunicados reservados distribuídos por três bancos - Itaú/BMG, Bradesco e Bom Sucesso - para avisar aos seus gerentes sobre o bloqueio do crédito.

A suspensão afeta todas as operações de crédito - tanto para quem deseja realizar um novo empréstimo quanto quem precisa refinanciar ou fazer a portabilidade, e prejudica funcionários em atividade, aposentados e pensionistas.

O crédito está suspenso é por tempo indeterminado, mas para quem já fez um empréstimo a situação não muda nada, ou seja, o desconto da parcela prevista no contrato continuará sendo feito normalmente.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.