Atuação feminina responde por 11,4% do quadro da CSP

Escrito por Redação ,
Legenda: Amanda Moura, 20 anos, cursa Engenharia de Produção e trabalha na CSP há um ano e oito meses, na Sala de Controle da companhia

As mulheres representam 11,4% do quadro direto de profissionais da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), índice maior que a média nacional do setor (8%), de acordo com dados de 2014 do Instituto Aço Brasil (IABr). São 289 profissionais que atuam nas mais diversas áreas da companhia.

Amanda Moura, 20 anos, está na CSP há um ano e oito meses. Ela é uma das responsáveis pelo planejamento e controle da produção de aço numa equipe de 16 profissionais, incluindo cinco mulheres cearenses.

LEIA MAIS

.45% da força de trabalho da RMF são mulheres

.Trabalhadoras levam 9 meses para se recolocar

.Equiparação de salários injetaria R$ 461 bilhões

Amanda cursa Engenharia de Produção e orgulha-se de ter conquistado o primeiro emprego em uma grande empresa.

"A gente lida com o balanceamento da linha de produção, desde o ferro-gusa até a saída das placas para o cliente", explica Amanda Moura.

"Um dos principais aprendizados que tive foi do impacto de um processo para o outro. A confiabilidade das informações tem que ser perfeita para que a gente consiga atingir o objetivo", acrescenta a profissional.

A Sala de Controle da CSP monitora as informações de quase todo o processo produtivo, com exceção do pátio de matérias-primas - porém, as informações dessa área ficam disponíveis para consulta.

Laboratório

Outro setor que também se destaca pela força feminina na CSP é o Laboratório Central. Equipado com sistemas automatizados, é considerado o mais moderno do Brasil no setor.

Para que esse resultado seja alcançado, entra em cena uma equipe altamente capacitada, com 93 profissionais, dos quais 70 (75%) são cearenses e 35 (38%) são mulheres.

Jefania Sousa Braga Amorim, 26 anos, é técnica de Meio Ambiente, com formação em Engenharia Ambiental e Sanitária. "Controlamos parâmetros ambientais da produção e a análise dos efluentes, com o objetivo de ter o melhor controle do que é descartado corretamente pela empresa. Estou bem realizada com o que eu faço", afirmou ela, que também conseguiu o primeiro emprego na siderúrgica.

Análise

Técnica em Petroquímica, Vívia Kércia Cruz Silva, 20 anos, está cursando a graduação em Processos Químicos. Ela, que já teve outras experiências no setor industrial, vibra por ter sido selecionada para trabalhar na CSP.

A jovem é responsável pela análise das amostras do aço produzido na usina, que devem estar na conformidade determinada pelo cliente. Concilia a atividade com a graduação, tudo porque tem a visão de crescer profissionalmente. "Estou aqui para ajudar a quebrar paradigmas de que só homens se destacam na siderurgia".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.