Até 2018, 3 VLTs e Linha Sul devem ser concedidos

Equipamentos tiveram o Procedimento de Manifestação de Interesse aprovado na manhã de ontem (23)

Escrito por Armando de Oliveira Lima - Repórter ,
Legenda: Linha Sul do Metrofor já opera comercialmente entre Pacatuba, Maracanaú e Fortaleza
Foto: Foto: Fernanda Siebra

A Linha Sul do Metrofor e os Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs) de Fortaleza, Sobral e Cariri devem sair da aba do governo estadual e estar sob a administração da iniciativa privada até o fim do próximo ano, segundo estimou o titular da Secretaria da Infraestrutura, Lucio Gomes. A estimativa do secretário foi revelada após a reunião do Comitê Gestor de Parcerias Público-Privadas (PPPs), na manhã de ontem (23), quando o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) dos quatro equipamentos foi aprovado.

O fim de 2018 foi escolhido como data máxima, segundo explicou Lucio Gomes, porque é até quando devem estar concluídas as obras do VLT de Fortaleza. Com traçado entre os bairros da Parangaba e do Mucuripe, a operação atual ainda não está completa, indo até a Avenida Borges de Melo. "O VLT está em operação assistida da Parangaba até Borges de Melo (quando há o transporte de passageiros sem a cobrança de passagens), e pretendemos conclui-lo até o fim do ano que vem. Até o fim do ano que vem, também, a gente deve concluir o processo de concessão. Devemos entregar o VLT funcionando", afirma.

PPP de operação

A aprovação do PMI, no entanto, foi apenas mais uma etapa do processo formal de concessão, que tem ainda uma audiência pública, uma consulta pública - que deverá acontecer no mês de dezembro - e, enfim, o lançamento do edital para a escolha da única empresa - ou consórcio delas - que deve administrar a Linha Sul do Metrofor e os três VLTs. A operação, como já mencionou o secretário anteriormente, já está no radar de estrangeiros. Consultorias que representam grandes empresas já procuraram o Estado, o que sinaliza a atratividade do edital.

"Lembrando que esta PPP é de operação. Deve ter algum investimento, mas é algo muito pequeno comparado com o tamanho da obra", observou o secretário da Infraestrutura.

Linha Leste

Lúcio Gomes informou ainda que não há definição sobre os recursos federais para a continuidade das obras da Linha Leste do Metrofor, apesar de o governo do Estado ter feito alterações no projeto para que o investimento necessário ficasse menor. Recebido no Rio de Janeiro no último dia 8 de novembro, o secretário e o diretor-presidente do Metrofor, Eduardo Hotz, tiraram dúvidas sobre o projeto para representantes do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Ministério das Cidades - os dois órgãos responsáveis pelo recursos federais à Linha Leste. Uma nova rodada foi marcada para hoje (24), mas a vinda dos representantes já foi cancelada. "Eles não vão vir, mas nós vamos fazer uma videoconferência. Não temos expectativa de finalizar o processo junto com o BNDES e Ministério das Cidades que, naturalmente vão pedir mais informações".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.