Área locável de shoppings na RMF salta 47%; setor fatura R$ 3,5 bi

Até a próxima semana, o Estado ganhará mais três empreendimentos, com um total de mais de 500 novas lojas

Escrito por Redação ,
Legenda: Com investimentos de R$ 850 milhões, o RioMar será um dos maiores shoppings do Nordeste, gerando cerca de 8 mil postos de trabalho diretos
Foto: FOTO: NATINHO RODRIGUES

Fortaleza conta hoje com 11 shopping centers em funcionamento, os quais geraram em torno de R$ 3,55 bilhões em vendas no ano passado, segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Juntos, esses centros de compras empregam 21.318 e integram uma Área Bruta Locável (ABL) de 277.129 metros quadrados, número que deverá passar para 407.129 m² neste ano.

Esse crescimento de quase 47% da ABL - com a instalação de mais 500 lojas - será reflexo da inauguração de mais três empreendimentos, um na Capital cearense e dois na Região Metropolitana, nos municípios de Eusébio e Caucaia.

O Shopping RioMar Fortaleza será aberto ao público amanhã, ao meio-dia. Localizado no bairro Papicu, o empreendimento terá 385 lojas, sendo 15 âncoras e 15 megalojas. Estima-se que cerca de 200 lojas comecem a operar já na inauguração. Até dezembro, esse número deverá saltar para 300 unidades.

Mix de lojas

Entre os estabelecimentos previstos estão: All Bags, Alphabeto, Americanas, Animale, Armani Jeans, Asics, Brooksfield, Brooksfield Donna, Brooksfield Jr, C&A, Cabana Del Primo, Calvin Klein, Camicado, Casas Bahia, Cecilia Dale Coach, Cori, Daslu, Diesel, Eletro Shopping, Emme, Farm, Fast Shop, Game Station, GAP, G.Barbosa, Hering Kids, Insinuante, L'Occitane, Lacoste, Le Biscuit, Livraria Leitura e Magazine Luiza, dentre outras.

Com investimento estimado em R$ 850 milhões, o RioMar será um dos maiores shoppings da região Nordeste, gerando aproximadamente 8 mil postos de trabalho diretos. Assinado pelo Grupo JCPM, o equipamento está com 100% das obras prontas, entrará em funcionamento com todos os itens de lazer e entretenimento (cinema, teatro, parque de diversões eletrônicas, etc.) em plena operação.

Já no dia 31, será a vez do Eusébio Open Mall abrir as portas. O empreendimento terá, nesta primeira fase, cinco lojas âncora funcionando: Lojas Americanas, Super Frangolândia, Miami Utilidades, Ponto da Moda e Academia Green Life. Ainda estão previstas mais 45 lojas. Atualmente, mais de 80% do espaço do centro de compras foi comercializado. Fruto da parceria entre empresários do ramo imobiliário e de uma rede de supermercados, o empreendimento - orçado em R$ 25 milhões - deverá gerar cerca de 600 empregos diretos.

Off Outlet Fashion

No dia 5 de novembro, é a vez do Off Outlet Fashion Fortaleza entrar em operação. Situado em Caucaia - entre as rodovias BR-020, BR-222 e o 4º Anel Viário - o primeiro outlet no modelo internacional do Ceará reunirá marcas nacionais e internacionais com preços atrativos e descontos a partir de 30% durante o ano inteiro. Mais de 95% dos serviços da obra estão prontos.

De acordo com a diretora de Marketing da Lumine Soluções em Shopping Centers, Sílvia Alencar, a expectativa é que 430 mil pessoas circulem pelo Off Outlet entre o dia de inauguração até o fim do ano. "Vamos abrir com 75% da nossa ABL", adianta a gestora.

Os consumidores poderão contar com várias marcas, dentre elas, estão: AD Fashion, Artex, Asics, Brasolin, Buckman, Bunny´s, Cacau Show, Calvin Klein, Camisaria Colombo, Capodarte/Dumont, dentre outras. Em uma área total de 200 mil metros quadrados, com ABL de 20 mil m² - o empreendimento conta com 90 lojas, 1.300 vagas de estacionamento gratuito e uma praça de alimentação climatizada. Estima-se que 4 milhões de visitantes por ano passem pelo local, além de contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da infraestrutura e geração de emprego, renda e qualificação profissional para a região. O investimento é de R$ 80 milhões.

Lojas abrem com promoções

Além de apresentar novas marcas que desembarcam pela primeira vez em território cearense, a inauguração do Shopping RioMar Fortaleza - a cerca de dois meses da temporada mais expressiva do ano para o varejo, o Natal -, será marcada também por promoções e ofertas. Para atrair os clientes, as novas lojas irão contar com descontos em parte dos produtos ou até mesmo mimar os consumidores com a distribuição de brindes.

Com cerca de 2.400 m², a rede de varejo de moda C&A, por exemplo, irá abrir sua oitava loja no Ceará, e preparou uma série de ações para o público.

Antes da abertura da unidade, haverá distribuirão, na Praia do Futuro, de convites para a inauguração que darão direito a um brinde exclusivo. Já no dia da abertura, os dez primeiros clientes que entrarem na loja ganharão um cartão-presente.

Uma das novidades do Shopping, a GAP, grife norte-americana de vestuário, também contará com ações exclusivas para conquistar o público cearense. Para isso, a marca irá utilizar a campanha "Hello Fortaleza", difundindo a grife nas redes sociais, além de descontos de até 50% nas peças da coleção primavera-verão. Já a Multicoisas, rede especializada em soluções para o dia a dia, que está completando 30 anos, contará com a campanha nacional que vai sortear uma viagem de R$ 80 mil e 30 câmeras GoPro Hero 3 na promoção Multi Experiência.

Novas marcas

Outra novidade do empreendimento será a inauguração da primeira loja da Daslu na Capital cearense, que pretende abrir as portas com brunch para convidados. Enquanto isso, a Kalunga, rede de varejo de suprimentos de informática, também irá abrir sua primeira loja, no Estado, no RioMar com ofertas em até 10 mil itens. Para isso, a marca investiu cerca de R$ 3 milhões.

Gastronomia

Além de novas lojas de artigos de vestuário, o RioMar também abrigará a segunda unidade do restaurante Cabaña del Primo. Com 600m², o local terá espaço para eventos e terá a primeira Adega Design de Fortaleza.

Outro estabelecimento que irá se expandir com a chegada do RioMar, em Fortaleza, será a Pizza Hut. Com a nova unidade, a rede contará, ao todo, com cinco restaurantes no Ceará.

Conteúdo complementar

Acesse: http://svmar.es/1tdywqA

d

d

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.