Após leilão, Fraport faz 1ª visita ao CE no dia 24

A empresa alemã tem encontro marcado com o governador Camilo Santana e também vai visitar o Aeroporto

Escrito por Armando de Oliveira Lima - Repórter ,
Legenda: Expectativa é que os representantes da empresa alemã confiram algumas das instalações do Aeroporto Internacional Pinto Martins
Foto: Foto: Natinho Rodrigues

A primeira visita oficial da Fraport ao Ceará após arrematar o Aeroporto Internacional Pinto Martins por R$ 1,5 bilhão já tem data marcada: 24 de abril de 2017. A empresa alemã virá retribuir as visitas do governador Camilo Santana e do prefeito Roberto Cláudio - ambos estiveram na Alemanha desde o certame - e também conferir as instalações do terminal cearense.

O diretor de projetos sênior Andreas Montag e os diretores de projeto Klaus Jeschcke, Cecil White e Leonardo Carnielle devem desembarcar em Fortaleza por volta das 8h30 da próxima segunda-feira (24), de acordo com informações repassadas pelo governo do Estado. Todos têm retorno previsto para a quarta-feira seguinte, dia 26. A presença do vice-presidente sênior Cristoph Nanke é a única da comitiva da Fraport ainda indefinida.

Ao chegar, a expectativa é de que eles aproveitem a oportunidade para conferir algumas instalações do aeroporto. Porém, até o fim da tarde de ontem (17), a Infraero - estatal ainda responsável pela administração do terminal - afirmou que não foi solicitada nenhuma visita oficial. No entanto, a assessoria informou que "a Fraport vai ser a próxima operadora do Aeroporto de Fortaleza e uma visita pode acontecer a qualquer momento".

Informações do governo dão conta ainda de que os membros da comitiva vão visitar ainda pontos turísticos do Estado.

Assuntos a tratar

Em seguida, os quatro - ou cinco - membros da comitiva devem ir até o Palácio da Abolição, sede do governo estadual, para reunião com o governador Camilo Santana. A pauta do encontro ainda não foi revelada. O contato com a empresa alemã foi feito inicialmente no leilão de concessão, ao qual o chefe do Executivo cearense esteve presente.

Esta será a primeira oportunidade para que as duas partes ainda possam aprofundar a discussão de um ponto bastante mencionado pelo governador e seus secretários: aliar interesses - da empresa e do Estado - em prol do desenvolvimento do Ceará em vários setores produtivos.

O objetivo declarado do governo estadual deve permear todos os já conhecidos interesses do Ceará para com o Aeroporto. Trata-se de tornar o equipamento como o maior do tipo no Nordeste, tornando Fortaleza uma porta de entrada no Brasil para turistas das américas Central e do Norte, Europa e África.

Além disso, outra pauta deve ser o fortalecimento do transporte de cargas, o qual deve favorecer setores importantes da economia cearense - e nordestina - cujo tempo levado pelo transporte marítimo prejudica as garantias dadas à qualidade da produção, como frutas e flores.

Hub e Latam

Entre todos os assuntos, um deve tomar mais tempo na conversa entre Camilo e a comitiva da Fraport: o hub da Latam. O centro de conexões de voos da companhia área para o Nordeste é cobiçado pelo Estado e também a prefeitura de Fortaleza desde o anúncio da empresa em investir cerca de R$ 1,5 bilhão para montar o equipamento.

Na semana passada, quando estiveram com a presidente da Latam, Cláudia Sender, os governantes retomaram os trabalhos para promover mais ações que tornem a Capital cearense a cidade ideal para abrigar o equipamento - desbancando assim Recife (PE) e Natal (RN) na disputa - e ainda saíram com uma informação positiva: Cláudia Sender disse que a própria Latam entrará em contato com a Fraport. Resta saber se isso já foi feito, e alinhar os objetivos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.