Apenas 37,1% pretendem comprar

Escrito por Redação ,

Os fortalezenses pretendem comprar menos em junho. A pesquisa de Intenção de Compra, divulgada ontem pela Fecomércio-CE, mostra que a taxa reduziu 6,4 pontos percentuais, passando de 43,5%, em maio, para 37,1% neste mês. A queda é ainda mais acentuada na comparação com igual período do ano passado, quando o indicador alcançou a marca de 45,8%.

> Inadimplência cresce entre os homens

Embora os consumidores pretendam comprar menos neste mês, o valor médio que será gasto é estimado em R$ 282,33. Segundo o levantamento, os itens mais procurados são os artigos de vestuário, citados por 19,4% dos entrevistados; aparelhos de telefonia celular (15,5%); calçados (14,3%); móveis e artigos de decoração (14,1%); televisores (13,9%); e refrigeradores (10,0%).

Conforme a pesquisa, 42,7% dos consumidores consideram o momento atual ótimo ou bom para compra de bens duráveis. O índice aponta a piora das expectativas, tendo em vista que em maio o percentual foi de 48,4%.

Os dados também apontam que 63,9% dos fortalezenses consideram que a sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano. Em relação ao futuro, 73,4% dos consumidores acreditam que a situação financeira estará melhor ou muito melhor do que a de hoje. Os entrevistados, no entanto, não estão otimistas em relação a economia nacional, pois 65,6% a descrevem como ruim ou péssima.

Consumo

O potencial de consumo caiu pela terceira vez seguida. O Índice de Confiança do Consumidor registrou queda de 3,5% em junho, passando de 104,8 pontos, em maio, para 101,2 pontos neste mês. De acordo com a pesquisa, esta é a menor taxa do histórico da pesquisa, iniciada em 2009. A diretora institucional da federação, Claudia Brilhante, explica que a população está consumindo menos devido as altas de produtos e a instabilidade do cenário nacional. "Hoje, as pessoas estão consumindo menos com as altas, por exemplo, do combustível e da energia. A população está com medo de comprar, está segurando", afirma.

Nayana Siebra
Repórter

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.