Aeroporto de Fortaleza entre melhores do NE

O terminal cearense ficou, por pouco, atrás dos aeroportos de Recife e de Salvador, na opinião dos paulistas

Escrito por Redação ,
Legenda: Conforme pesquisa, os aeroportos de Recife, Salvador e Fortaleza foram apontados, respectivamente, por 11%, 10% e 9% dos entrevistados
Foto: Foto: Fernanda Siebra

O Aeroporto Internacional de Fortaleza - Pinto Martins foi escolhido pelos paulistas como o terceiro melhor do Nordeste, ficando, por pouco, atrás dos terminais do Recife, em Pernambuco, e, em seguida, pelo de Salvador, na Bahia. Conforme pesquisa do Datafolha sobre os melhores destinos e serviços de viagem, os aeroportos foram apontados por 11%, 10% e 9% dos entrevistados.

Entre os pontos destacados estão a tranquilidade no embarque e desembarque, além das opções de restaurantes com comidas típicas e lojas com diversos artigos de artesanato locais. Os problemas, entretanto, persistem nos terminais: por exemplo, o espaço limitado nas áreas destinadas para check-in e menos esteiras de bagagem em voos internacionais do que em outros aeroportos do País.

Investimentos

Mas há razões para esperar bons melhoramentos na infraestrutura dos terminais em breve. Os aeroportos de Fortaleza e do Recife disputam, juntamente com o de Natal, no Rio Grande do Norte, um investimento de cerca US$ 1,5 bilhão do Grupo Latam para a implantação de um hub no Nordeste.

Além disso, os aeroportos de Fortaleza e de Salvador serão leiloados à iniciativa privada como parte do Programa de Investimento em Logística (PIL) do Governo Federal, juntamente com os aeroportos de Florianópolis, em Santa Catarina, e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. De acordo com a minuta do edital de concessão, o terminal cearenses deverá receber um investimento estimado em R$ 1,3 bilhão em infraestrutura pelo concessionário vencedor do leilão.

No início do mês, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, disse ter a expectativa de que o leilão de quatro aeroportos, previsto para acontecer ainda neste ano, seja "bastante disputado". "Mesmo com o momento econômico que a gente está vivendo, a disputa vai ser grande", disse ele, em coletiva para apresentar os dados de movimentação dos aeroportos na semana de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio.

O ministro não informou, entretanto, o número de empresas que haviam demonstrado interesse na concorrência, sob justificativa de que o processo ainda está em andamento e que o edital ainda não foi divulgado. O governo interino planeja o lançamento do edital para setembro e o leilão dos terminais aeroportuários para ainda este ano, segundo noticiou o jornal Folha de S. Paulo no dia 26 de julho.

Pressão

Até o início julho, a expectativa do governo estadual era que o edital fosse lançado ainda no mês passado. Conforme declarou o governador Camilo Santana, no dia 8 de julho, os governadores dos estados cujas capitais terão os aeroportos concedidos já estavam pressionando o governo federal para que não houvesse mais atraso no processo.

O secretário de Infraestrutura do Estado, André Facó afirmou em matéria publicada pelo Diário do Nordeste na última sexta-feira (26) não descartar que a Latam esteja aguardando pela definição da concessão do terminal cearense, "já que essa é uma das premissas básicas para que a gente tenha a atratividade realmente para Fortaleza".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.