Aeroporto da Capital tem rede Wi-Fi ampliada

Escrito por Redação ,
Legenda: O acesso à internet sem fio é gratuita para os passageiros que circulam no Aeroporto Internacional Pinto Martins
Foto: FOTO: NATINHO RODRIGUES

A estrutura de internet sem fio do Aeroporto Internacional Pinto Martins, ou Fortaleza Airport, ganhou incremento de 40% na cobertura. O novo projeto levou acesso a 100% do espaço físico, eliminando os pontos cegos. Além disso, a estrutura permite que até 20 mil usuários acessem a rede ao mesmo tempo. Antes da mudança, o limite era de seis mil acessos simultâneos.

Entre as exigências para o contrato de concessão fechado com o governo federal para a concessão do aeroporto, está a integração de rede Wi-Fi gratuita e de alta velocidade, a fim de oferecer excelência nos serviços prestados aos passageiros.

A alemã Fraport, que assumiu a gestão do terminal aeroviário de Fortaleza, investiu na modernização da infraestrutura. O valor, contudo, não foi informado.

Para realizar a entrega da integração de rede Wi-Fi gratuita e de alta velocidade, companhia contratou a Nap IT - Global Network Solutions, consultoria de redes corporativas e integração de soluções em TI.

Segundo a gerente de contas da Nap It, Suelen Ramiro, os pontos cegos que antes limitavam o acesso à internet a determinados pontos ou localizações, foram extintos do aeroporto.

"A Fraport tinha um grande desafio, de uma rede de internet gratuita e de qualidade. Nós da Nap IT implementamos toda a modernização da infraestrutura de rede wi-fi, onde inserimos equipamento de alta performance para atender aos passageiros com tecnologia de ponta. Isso fez com que melhorasse a qualidade do serviço e a experiência do usuário. Com os recursos que utilizamos de alta velocidade e performance, todo os pontos cegos foram sanados e os usuários passaram a ter internet gratuita com alta conectividade. Isso tudo eleva o patamar do serviço da rede sem fio do aeroporto de Fortaleza ao nível de grandes aeroportos internacionais", disse.

O serviço não é vinculado a nenhum provedor específico. Logo, seja qual for a empresa fornecedora de internet contratada pela Fraport, a qualidade do acesso está garantida, conforme Suelen Ramiro. "São equipamentos instalados que melhoram a qualidade para o usuário, independente do provedor de telecomunicações que coloque o link lá dentro", ressaltou.

O Fortaleza Airport está em reformas para ampliação de seus espaço físico. Conforme a gerente, o projeto de melhorias também contempla essa expansão, sendo necessária pequena intervenção, quando concluídas as obras do local. "A rede instalada suporta até 20 mil usuários simultaneamente, antes eram seis mil. Já prevíamos a expansão. A cobertura física já foi prevista também. A aquisição do equipamento foi feita e, assim que for finalizada a obra, faremos também a instalação nesse novo local", informou ela.

Gratuito

A implementação foi finalizada no último mês de março. Conforme a Fraport, "o acesso dura duas horas e, após isso, o usuário pode fazer novamente login e voltar a utilizar" a rede, sem custos. "Só de a gente mudar os equipamentos, tivemos ganho de cobertura de 40% em relação ao antigo. Foi percebida (a melhoria), ainda não saiu a nota oficial em relação a essa questão, mas com certeza todo mundo já percebeu melhora significativa", relatou Suelen.

Segundo pesquisa mensal da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em abril, maio e junho, o Fortaleza Airport esteve com nota 3,3, acima da média de 3,2 estabelecida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a disponibilidade da internet sem fio.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.