97 mil buscam vaga há mais de dois anos

Escrito por Redação ,

A busca pela recolocação no mercado de trabalho tem sido exaustiva para muitos cearenses. O Estado tem 97 mil pessoas na luta por um emprego há mais de dois anos, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado, no entanto, é menor que o primeiro trimestre, quando esse contingente somava mais de 1 milhão de trabalhadores. Essas pessoas que procuram trabalho há mais de 2 anos representa 20,7% do total que está em busca de recolocação no mercado. Outros 52 mil trabalhadores procuram emprego há mais de um ano, mas há menos de dois anos, o equivalente a 10,9% do total.

LEIA MAIS

> Desocupação é maior entre pretos e pardos
> Falta emprego para 1,3 milhão de trabalhadores cearenses 
> CE: 57 estrangeiros têm autorização de trabalho 
> 368 mil cearenses desistiram de procurar ocupação 

O grosso dos desempregados, 249 mil, está em busca de uma vaga há pelo menos um mês, mas há menos de um ano. Estes representam mais da metade (52,9%) da totalidade que está em busca de emprego. Na faixa dos que tentam encontrar um trabalho há menos de um mês estão 73 mil pessoas (15,5%).

Desamparo

"Mesmo aqueles que eram empregados com carteira assinada, que possuem maior segurança, ainda ficam desamparados, porque o seguro-desemprego só assegura o trabalhador por cinco meses e 97 mil pessoas já estão na busca por trabalho por um período quase cinco vezes maior que isso", destaca Erle Mesquita, analista de mercado de trabalho do Instituto de Desenvolvimento de Trabalho do Ceará (IDT-CE). Para ele, essa é uma situação considerada preocupante.

Recorde

O País tem 3,162 milhões de pessoas em busca de um emprego há mais de dois anos, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. O resultado é recorde tanto em volume de pessoas atrás de uma vaga há tanto tempo, quanto em proporção de pessoas em relação à população desempregada, que atualmente soma 12,966 milhões de indivíduos. Em relação ao segundo trimestre de 2017, aumentou em 8,1% o contingente de desempregados há mais de dois anos.

Tempo menor

Outros 1,857 milhão de trabalhadores procuram emprego há mais de um ano, mas há menos de dois anos.

O grosso dos desempregados brasileiros, aproximadamente 6,079 milhões de pessoas, está em busca de uma vaga há pelo menos um mês, mas há menos de um ano.

Na faixa dos que tentam encontrar um trabalho há menos de um mês estão 1,869 milhão de pessoas.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.