44% trocam de marca para economizar

Escrito por Redação ,

São Paulo. No atual cenário de crise econômica, as famílias estão abrindo mão rapidamente de itens como segundo carro ou uma casa maior. "São decisões que geralmente demoram algum tempo para serem tomadas", diz Luis Pilli, da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (Abep).

Mas a busca por economizar também tem afetado o dia a dia dos brasileiros, em um movimento que vem desde o ano passado e que tem atingido várias frentes: do carrinho do supermercado às horas de lazer em família, e até o botão ligado do stand by da TV. Pesquisas da consultoria Nielsen feitas ao longo de 2015 e no início deste ano mostram que 61% dos brasileiros estão economizando no entretenimento fora do lar, 64% reduziram os gastos com combustível e eletricidade e 44% decidiram trocar as marcas preferidas pelas mais baratas para continuar levando para casa os mesmos produtos.

> 910 mil desceram de classe social

A migração de marca atinge todos os itens: alimentos, bebidas, higiene e limpeza. Com isso, mais 50% dessas categorias tiveram perda de venda de marcas líderes. "Com mais de 10 milhões de desempregados no País, o consumidor está com o bolso apertado", afirma Domenico Filho, líder de indústria da consultoria Nielsen.

Um passo atrás

Segundo ele, a retração do consumo ocorre de forma generalizada. Mas destaca que a classe C, a nova classe média que emergiu nos últimos tempos e que agora dá um passo atrás na escala social, é quem está puxando para baixo o consumo de itens básicos. Domenico diz que o movimento afeta até artigos de higiene e beleza, que normalmente passam ilesos pelas crises.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.