21% das empresas do País devem ter retração

0 índice de organizações que partilham dessa expectativa cresceu em relação a 2014, quando era de apenas 7%

Escrito por Redação ,
Legenda: Os tipos de remuneração mais utilizados pelas empresas, além do salário fixo, são bônus e incentivos, além de participação nos lucros e resultados
Foto: FOTO: TUNO VIEIRA

Diante do cenário de instabilidade econômica em 2015 cresceu o número de empresas no País com perspectiva de retração no volume de negócios no fechamento do ano. O índice de organizações que partilham dessa expectativa passou de 7%, em 2014, para 21% neste ano. Apesar dessa previsão, a boa notícia é que a maioria dos empreendimentos ou 54% deles acreditam que manterão os resultados obtidos ano passado.

Os dados constam na 24ª edição da Pesquisa Nacional de Remuneração, da Deloitte. O levantamento, que aponta as principais tendências relacionadas à gestão de pessoas, consultou 151 empresas localizadas em três regiões do Brasil: Sul, Sudeste e Nordeste.

Estrutura

Conforme o estudo, 63% das empresas pesquisadas concentram o foco na revisão de estrutura e de processos para buscar o desenvolvimento organizacional, tendo como prioridades de investimento a procura por melhorias internas e mais eficiência para manter o ritmo de negócios. Com igual objetivo, 62% delas investem na melhoria da qualidade dos serviços e no aumento da produtividade.

Treinamento

Mesmo no contexto de crise e da tendência de cortes no orçamento, o investimento em treinamento e capacitação de pessoas permanece em evidência. Em 2014, esse tópico aparecia em primeiro lugar no rol de prioridades das empresas.

Na presente edição da pesquisa da Deloitte, porém, o item treinamento e capacitação passa a ocupar o terceiro lugar, correspondendo a 52% das respostas dos entrevistados.

A despeito da indicação de queda no destino dos investimentos voltados ao treinamento e à capacitação de mão de obra, a manutenção e/ou criação de programas de desenvolvimento e liderança aparece em primeiro lugar, com 59% das respostas, entre os diversos temas para os quais a área de Recursos Humanos (RH) planeja concentrar os seus esforços.

Internet

Dentre as 151 empresas pesquisadas pela Deloitte, 68% disseram adotar como principal prática de recrutamento o acesso a currículos e candidatos por meio de internet, utilizando e-mails ou as redes sociais. Em 2014, o percentual apontado pelas empresas para recrutamento por meio virtual era de 56%.

Os benefícios concedidos aos profissionais que atuam nas organizações pesquisadas também aparecem como um ponto de atenção para algumas empresas participantes, as quais pretendem reavaliar seus pacotes de benefícios com foco na melhoria de custo e qualidade.

Remuneração

Ainda, com base nos resultados apurados na pesquisa, os tipos de remuneração mais utilizados pelas empresas, além da remuneração fixa, continuam sendo os bônus e incentivos de longo prazo para presidentes e diretores e Participação nos Lucros para os demais profissionais.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.