Filme sobre Pessoal do Ceará abre festival gratuito com programação em Fortaleza e mais cidades
Focado na produção audiovisual lusófona, FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa promove 4ª edição de 1º a 8 de dezembro
A partir do próximo domingo (1º), o Ceará recebe, em três cidades, a realização do 4º FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa. O evento gratuito se dedica a destacar a produção audiovisual de países lusófonos.
Neste ano, o Ceará é o único estado do Brasil a sediar o evento. A programação ocupa espaços em Fortaleza, Quixadá e Redenção até o dia 8 de dezembro.
Veja também
A abertura do FESTin será na capital cearense, no Cineteatro São Luiz, e será marcada pela exibição do longa inédito "Pessoal do Ceará — Lado A Lado B", do cineasta Nirton Venâncio. A obra destaca a história do movimento musical cearense.
Após a sessão, a Orquestra Eleazar de Carvalho (Orcec) realiza apresentação com repertório de músicas conhecidas do Pessoal do Ceará, incluindo sucessos de nomes como Belchior, Fagner, Ednardo, Amelinha, Rodger Rogério e Téti.
Em Quixadá, a programação se dá a partir da terça-feira (3), no cinema do Supermercado Pinheiro e no Distrito de Juatama, com exibições dos filmes "Placa Mãe", de Igor Bastor, e "O Auto da Camisinha", de Clébio Viriato Ribeiro.
Na quarta-feira (4), é a vez da cidade de Redenção receber o FESTin. Na ocasião, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) será palco da exibição do filme “A Luta de Nzinga”, de São Tomé e Príncipe, dirigido por Eduardo Cunha Sousa. As exibições no local seguem nos dias 5 e 6.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa é formada por nove nações, sendo elas Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste
As programações retornam a Fortaleza a partir do dia 5, quando Adriana Niemeyer e Lea Texeira, diretoras do festival em Lisboa, participam de roda de conversa que debate a distribuição cinematográfica em países lusófonos.
Até o dia 8, encerramento do evento, o Cinema do Dragão ainda acolhe sessões gratuitas de longas e curtas produzidos em português.
Programação do 4º FESTin Ceará
DOMINGO, 1º DE DEZEMBRO
Cineteatro São Luiz (Fortaleza)
- 17 horas - Orquestra Eleazar de Carvalho
- 18 horas - Exibição do filme "Pessoal do Ceará - Lado A Lado B", de Nirton Venâncio
TERÇA-FEIRA, 3 DE DEZEMBRO
Cinema Super Mercado Pinheiro (Quixadá)
- 9 horas - Exibição do filme "Placa Mãe", de Igor Bastor
Distrito de Juatama (Quixadá)
- 20 horas - Exibição comemorativa dos 15 anos do filme "O Auto da Camisinha", de Clébio Viriato Ribeiro
QUINTA-FEIRA, 5 DE DEZEMBRO
Porto Iracema das Artes (Fortaleza)
- 9 horas - Roda de Conversa FESTin e Ceará Audiovisual Independente
Unilab (Redenção)
- 12h30 - Exibição do filme "A Luta de Nzinga", de Eduardo Cunha Souza
Cinema do Dragão (Fortaleza)
- 19 horas - Exibição do filme "Fogaréu", de Flávia Neves
SEXTA-FEIRA, 6 DE DEZEMBRO
Unilab (Redenção)
- 12h30 - Exibição dos curtas "As Caçadoras", de Coreon Dú e Nelo Tumbula; "Big Bang", de Carlos Segundo; "O Afinador de Silêncios", de Mário Patrocínio; "Barrigas", de Angelo Ghidoni; e "Joia", de Jonathan Samukange
Cinema do Dragão (Fortaleza)
- 19 horas - Exibição do filme "Lindo", de Margarida Gramaxo
SÁBADO, 7 DE DEZEMBRO
Cinema do Dragão (Fortaleza)
- 19 horas - Exibição do filme "Angela", de Hugo Prata
DOMINGO, 8 DE DEZEMBRO
Cinema do Dragão (Fortaleza)
- 9 horas - Exibição do filme "Porto Príncipe", de Maria Emília de Azevedo
Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa - FESTin-Ceará
- Quando: de 1º a 8 de dezembro
- Onde: Fortaleza - Cineteatro São Luiz e Cinema Dragão do Mar; Quixadá - Cinema do Supermercado Pinheiro e Estação de Juatama; Redenção - Unilab
- Programação completa: no link
- Mais informações: @festin_festival
- Gratuito.