Saiba o que significa a Sexta-feira 13 e quais as principais curiosidades sobre essa data
Algumas culturas acreditam que o número 13 dá azar, e crenças populares e o cinema ajudaram a difundir esse pensamento
Associada geralmente ao terror e ao suspense, por conta dos clássicos filmes de terror, a sexta-feira 13 sempre é uma data muito aguardada no calendário, sendo envolta de superstições e curiosidades. A origem é incerta, mas em algumas culturas acredita-se que 13 é o "número do azar".
Alguns cristãos acreditam que as sextas-feiras são "infelizes" pois, segundo a Bíblia Sagrada, Jesus foi crucificado e morto neste dia semana.
Outros eventos do cristianismo também ocorreram em uma sexta:
- Adão e Eva comeram o fruto proibido da Árvore do Conhecimento;
- Caim matou o irmão Abel;
- Da em que o Templo de Salomão foi derrubado;
- Data em que a arca de Noé zarpou no Grande Dilúvio.
O número 13 foi o dia da Última Ceia e Judas, que traiu Jesus, foi o 13º convidado a chegar.
Entrando no misticismo, nas cartas de tarô, a décima terceira carta do baralho representa a morte. Mas, há tanto crenças de que isso significa uma mau presságio quanto de que representa renovação.
Nos Estados Unidos, há uma forte cultura em torno do número 13. Há pessoas que evitam viajar, fechar negócios e tomar decisões importantes nestes dias, pois acreditam que trará má sorte. Em alguns locais, elevadores não têm o botão do 13º andar.
Isso ocorre pois na cultura norte-americana e europeia surgiu a Triscaidecafobia, que é o medo irracional do número 13.
Famoso no mundo do fisiculturismo, Illia ‘Golem’ Yefimchyk morreu, aos 36 anos, vítima de uma parada cardíaca. O “bodybuilder”, que chegou a divulgar que consumia 16 mil calorias por dia, era considerado um dos fisiculturistas mais bem-sucedidos da atualidade.
Para o jornal local Nexta, a esposa do atleta, Anna, informou que Illia sofreu a parada na manhã do último dia 6, sendo socorrido e levado de helicóptero para uma unidade hospitalar, onde médicos conseguiram ressuscitá-lo. Dois dias após o atendimento, no entanto, o fisiculturista teve morte cerebral decretada. Um dos mais notáveis fisiculturistas da atualidade, Illia possuia 1,85 m de altura e pesava 160 kg. Conseguindo levantar 272 kg no supino e 317 kg no levantamento terra, ele foi apelidado como “o mutante” entre os fãs do esporte, segundo o New York Post. O atleta, conhecido por consumir 16 mil calorias diárias, possuía dieta reforçada, que incluia mais de 2 kg de carne bovina e 100 peças de sushi por dia.
Fisiculturista Illia ‘Golem’ Yefimchyk sofre parada cardíaca e morre aos 36 anos
Atleta ficou famoso por afirmar consumir 16 mil calorias por dia
Veja também
QUEM FOI ILLIA ‘GOLEM’ YEFIMCHYK?
Sorte na Sexta-feira 13?
Na história pagã, é contado que Frigga, deusa do amor nórdica, deu proteção a lares e famílias. O nome dela é associado à tradução de sexta-feira em inglês, "Friday".
O mesmo povo acreditava que o 13º algarismo trazia fertilidade, pois se acreditava que em um ano para mulheres aconteciam 13 ciclos lunares e menstruais.
Essas crenças não são universais, pois na Grécia são as terças-feiras 13 que são associadas a superstições. Já na Itália, as sextas-feiras 17 são "diferenciadas".