Dupla é presa em flagrante por tentar aplicar golpes em idosos em caixas eletrônicos de Fortaleza
Os dois homens têm um extenso histórico criminal de golpes bancários e já tinham sido presos juntos, na capital cearense
Dois homens foram presos em flagrante pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), na manhã deste sábado (2), por tentar aplicar golpes em idosos, em caixas eletrônicos de uma agência bancária, na Praia de Iracema, em Fortaleza. A dupla tem um extenso histórico criminal de golpes bancários e já havia sido presa junta, na capital cearense.
A reportagem apurou que policiais militares do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), comandados pelo tenente-coronel Hideraldo Bellini, foram acionados para verificar uma suspeita de golpes bancários.
Os suspeitos teriam tentado agir em uma agência bancária no bairro Montese, mas não identificaram uma vítima potencial. Depois, eles se dirigiram para uma agência na Avenida da Abolição, na Praia de Iracema.
No momento da abordagem policial, por volta de 11h deste sábado (2), os dois suspeitos tentavam aplicar golpes em dois idosos. Eles foram identificados como Cesar de Souza Costa, de 45 anos, e Paulo Victor Aurélio Cavalcante, 33. Dezenas de cartões bancários foram apreendidos com os suspeitos.
A Polícia identificou ainda que a dupla estaria atuando há pelo menos uma semana em agências do bairro Montese. Os suspeitos ofereciam ajuda para idosos com dificuldade de realizar transações bancárias, com o objetivo de transferir dinheiro para as suas contas ou trocar os cartões bancários das vítimas.
Veja também
Histórico de golpes bancários
Um dos suspeitos presos, Cesar de Souza Costa, natural de São Paulo, já é conhecido da Polícia em vários estados do Nordeste. Paulo Victor Aurélio Cavalcante também já havia sido preso.
supostos crimes bancários foram associados a Cesar Costa, na Bahia e no Ceará, entre 2021 e 2022, apenas por uma instituição financeira.
O suspeito chegou a ser preso em flagrante pela Polícia Civil da Bahia, em Salvador, no dia 24 de outubro de 2021, por também cometer fraudes a clientes de caixas eletrônicos. Ele e um comparsa estavam com vários cartões e tentaram subornar os policiais civis ao oferecer R$ 10 mil para não serem presos.
César e Paulo Victor também já haviam sido presos juntos, na Avenida Bezerra de Menezes, em Fortaleza, no dia 9 de julho de 2022, por suspeita de cometerem golpes bancários. A dupla e um terceiro homem foram denunciados pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) por furto qualificado e associação criminosa.
Em outro processo, César Costa foi condenado pela Justiça do Ceará a 1 ano e 2 meses de reclusão e a pagar um total de R$ 9,8 mil para duas vítimas de estelionato, no dia 1º de julho deste ano. Ele e um comparsa teriam ludibriado duas pessoas para obterem vantagem financeira, em caixas eletrônicos de dois supermercados.
Na sentença, a Justiça converteu a pena privativa de liberdade aplicada a César por uma pena restritiva de direitos, de prestação de serviços à comunidade. A defesa do réu recorreu da condenação.