Elmano vai construir Centro Tecnológico no local onde seria usina de dessalinização

Solução para imbróglio com empresas de telecomunicação deve garantir manutenção de investimentos no hub tecnológico do Ceará

Escrito por
(Atualizado às 14:44)
Legenda: Projeto de planta de dessalinização na Praia do Futuro da Cagece
Foto: Divulgação

O Governo do Estado construirá na Praia do Futuro, no terreno onde originalmente seria instalada a usina de dessalinização, um Centro Tecnológico, apurou esta Coluna, em primeira mão.

A ideia do governador Elmano de Freitas é aproveitar a infraestrutura daquela área, onde se concentram os cabos submarinos de internet e os data centers, para desenvolver a qualificação profissional em tecnologia e estimular startups. Esse novo equipamento também se relacionará com o ITA do Ceará e é pensado ainda como um instrumento de fomento à economia da Praia do Futuro.

Conforme antecipou o Diário do Nordeste nesta segunda-feira (10), a usina de dessalinização será construída em outro local, a aproximadamente um quilômetro do terreno original.

Veja também

Articulação

Esta Coluna apurou com fontes familiarizadas com o tema que o governador articulou a resolução da questão com os diversos atores envolvidos. Convém lembrar que, no ano passado, o tema gerou polêmica com as empresas de telecomunicação, que manifestaram temores sobre eventuais danos que poderiam ser causados pela operação da usina aos cabos de internet.

A solução encontrada teria deixado todas as partes satisfeitas, o que é importante para o futuro do hub tecnológico e dos investimentos de players relevantes.

Na sexta-feira (14), Elmano se reunirá, em Brasília, com representantes da Anatel, Ministério das Comunicações, teles, SPU (Superintendência do Patrimônio da União), entre outros, para bater o martelo acerca da pauta.