Unidades de Conservação

Escrito por

A Lei que criou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) comemora 20 anos em 2020. Infelizmente, esta legislação vem sendo, no plano nacional, constantemente desrespeitada.

As Unidades de Conservação (UCs) são a nossa principal política de preservação ambiental a longo prazo. O sistema as divide em dois grupos: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável, cujos objetivos variam em relação à forma de proteção e os usos permitidos. 

Os parques - como os nossos Cocó e Botânico - pertencem ao grupo de Proteção Integral, onde deve haver a "manutenção dos ecossistemas livres de alterações causadas por interferência humana". Só se permitem visitações públicas, pesquisas científicas, desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, recreação e turismo ecológico. Já nas Unidades de Uso Sustentável, caso das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) de Jijoca e da Serra de Baturité, é possível algumas intervenções.

No Ceará, temos ao todo 91 UCs. A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) é responsável por administrar 27 UCs estaduais e um corredor ecológico. Recentemente, a Fazenda Raposa integrou-se a esta lista, numa parceria com a UFC. O Programa Ceará Mais Verde tem como meta ampliar nossas unidades, aumentando as áreas protegidas, com o incentivo à criação de outras UCs - estaduais, municipais ou privadas.

Outra conquista importante foi que três UCs cearenses ganharam o título de Posto Avançado da Reserva de Biosfera Mata Atlântica: os parques do Cocó e Botânico e o Refúgio da Vida Silvestre Periquito Cara Suja. O Ceará é um dos estados que menos desmata este bioma no Brasil.

Além disso, nossas UCs são locais de atividade de esporte, lazer e educação ambiental, com vários programas e campanhas de integração: Festa Anual das Árvores, Semana da Biodiversidade, Dia de Limpeza, Vem Passarinhar, Viva o Parque, e trilhas educativas, só para citar alguns. Acreditamos que as UCs são um tesouro natural e social que não têm preço, principalmente numa região como a nossa, encravada no semiárido, no qual a preservação tem enorme relevância nos nossos problemas climáticos. Preservar é preciso!

Artur Bruno
Secretário do Meio Ambiente do Ceará

Assuntos Relacionados
João Victor Moreira é diretor de Tecnologia da Hostweb
João Victor Moreira
29 de Dezembro de 2024
Empresário
Humberto Mendonça
28 de Dezembro de 2024
Luiz Lopes Filho é engenheiro e escritor
Luiz Lopes Filho
28 de Dezembro de 2024
Cleilton Rocha é líder da Plataforma de Ciência de Dados do Instituto Atlântico
Cleilton Rocha
23 de Dezembro de 2024
Especialista em Psicologia da Felicidade
Izabela Holanda
22 de Dezembro de 2024
Jornalista
Gilson Barbosa
22 de Dezembro de 2024