ITA Fortaleza: empresa é escolhida e ordem de serviço para iniciar obras será assinada segunda (16)

Licitação do Governo do Estado já teve declaração de consórcio vencedor

Escrito por
Nícolas Paulino e Ingrid Coelho ceara@svm.com.br
Legenda: Novo campus funcionará nas instalações da Base Aérea de Fortaleza
Foto: Kid Júnior

No início de agosto, foram abertas as propostas de empresas para construir as novas instalações do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza. Após a análise dos documentos, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) do Ceará já declarou o consórcio vencedor da concorrência nacional. 

Além disso, durante o evento Proenergia Summit 2024, realizado na manhã desta quarta-feira (11), no Centro de Eventos do Ceará, o governador Elmano de Freitas afirmou a empresários que a ordem de serviço para iniciar as obras de construção do ITA Fortaleza deve ser assinada na próxima segunda-feira (16).

No sistema Licitaweb, onde o Governo do Estado divulga as licitações e contratações diretas, o status já consta como "finalizado". Trata-se do Consórcio Cetro/Porto/Morais - três empresas cearenses -, com valor total de R$70,9 milhões. O montante é 20% inferior à estimativa do próprio edital, que orçava as novas instalações em R$89,5 milhões. 

“De acordo os termos do edital e da análise pormenorizada de toda a documentação analisada, esta setorial conclui pela aceitação da documentação de habilitação apresentada pela empresa arrematante”, diz o trecho de um ofício da SOP enviado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE), no dia 23 de agosto, ao qual o Diário do Nordeste teve acesso.

O parecer técnico conclusivo constatou que o consórcio atende às exigências previstas no edital com referência às habilitações de qualificação técnica e econômico-financeira.

Quais serão as obras do ITA Fortaleza?

O consórcio foi contratado para a execução da obra de implantação da 1ª etapa do campus do ITA em Fortaleza, compreendendo um bloco de alojamentos com 3.130,38 m² e bloco de engenharia (módulo didático) com 15.468,21 m², com área total construída de 18.568,59 m².

As intervenções ocorrerão dentro da Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), no bairro Aeroporto. Conforme o projeto, o espaço tem capacidade de receber cinco blocos de alojamento e três módulos didáticos. Os dois prédios já autorizados serão construídos em concreto e terão três pisos (térreo e dois pavimentos).

O plano lembra que, com o aumento da demanda no local, será necessário o redimensionamento “de redes de água e esgoto, elétricas, dados, pluvial, circulação e acessibilidade, alargamento de ruas, instalações de combate a incêndio”.

A BAFZ prestará apoio administrativo às atividades do ITA-FZ, incluindo “a execução orçamentária, Segurança e Defesa e o suporte de saúde”. 

Veja também

Quais os cursos do ITA em Fortaleza?

O primeiro vestibular para a nova unidade já foi lançado, com vagas previstas para dois cursos: Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia. Eles devem começar a funcionar em 2027.

No período de transição, entre 2024 a 2026, reformas e construções serão executadas pelo Governo do Ceará, com recursos do Ministério da Educação (MEC) e apoio do Comando da Aeronáutica.

Até lá, todos os alunos aprovados realizarão o Curso Fundamental na sede do ITA, em São José dos Campos (SP), incluindo a formação no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica. Aqueles que obtiverem classificação suficiente seguirão para o ITA-FZ em 2027.

Incluindo o ITA de São Paulo, o Instituto oferece sete cursos de especialidades de Engenharia:

  • Aeroespacial
  • Aeronáutica
  • Civil-Aeronáutica
  • Computação
  • Eletrônica
  • Mecânica-Aeronáutica
  • Sistemas
  • Energia

Quantas vagas para o ITA 2024?

Publicado em maio deste ano, o edital de vestibular 2025 do ITA estabeleceu 180 vagas - 30 vagas a mais que do ano anterior -, sendo 144 são de ampla concorrência e 36 para cotas raciais. 

As atividades também serão divididas entre São Paulo e Ceará. Ao todo, os Cursos de Engenharia do ITA são ministrados em 5 anos: os dois primeiros constituem o Curso Fundamental, comum a todas as especialidades. 

Os três anos seguintes formam o Curso Profissional, momento em que os alunos são realmente alocados nas especializações optadas, após um processo de escolha. 

 

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados