Influenciador cearense relata medo com a aproximação do furacão Milton na Flórida; assista

Isaac Sharon Martins detalhou que moradores vedaram janelas com proteções de alumínio na tentativa de evitar danos estruturais

Escrito por
João Lima Neto joao.lima@svm.com.br
(Atualizado às 10:36)
Forte ventania já movimenta casas, árvores e fiação, relatou cearense
Legenda: Forte ventania já movimenta casas, árvores e fiação, relatou cearense
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O cantor e influenciador cearense Isaac Sharon Martins, de 24 anos, falou ao Diário do Nordeste sobre os momentos de tensão que tem vivido com a aproximação do furacão Milton em Tampa, na Flórida, onde mora há oito meses. 

Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, atualmente, o fenômeno é classificado como tempestade de categoria 5 e deve tocar o solo na costa oeste do estado americano nesta quarta-feira (9). Embora exista a possibilidade de que o fenômeno enfraqueça ligeiramente para uma Categoria 3 antes de atingir Tampa, ele já é considerado um dos mais perigosos dos últimos anos. 

Veja relato de cearense:

“Moro com meu namorado em Tampa e há mais de 100 anos um furacão não atingia diretamente o litoral daqui. Só que agora tá vindo o furacão Milton, com categoria cinco, mas previsto para atingir com uma categoria 3, que já é muito ruim. E já é considerado pior do que o furacão Katrina", relatou o cearense, fazendo menção ao alerta do presidente Joe Biden. 

Veja também

'Só reza e entra na despensa'

Janelas com placas de alumínio para proteção
Legenda: Janelas com placas de alumínio para proteção
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O cearense detalhou como os moradores estão se preparando para o impacto do furação. Muitos estão protegendo as janelas das casas com placas de alumínio para evitar que os vidros quebrem com a força dos ventos. 

A região onde Isaac vive ainda não foi evacuada, mas todos seguem uma série de recomendações do governo americano. "A gente aqui tá na zona C do nosso condado, que não foi evacuado, só as zonas A e B. Espero que a gente fique bem, mas com certeza vamos perder energia e sinal de celular. Não sabemos ainda qual o local que o olho do furacão vai atingir realmente", explicou. 

Esta imagem de satélite cortesia da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) e da Regional and Mesoscale Meteorology Branch (RAMMB) mostra o furacão Milton agitando o Golfo do México, em 6 de outubro de 2024. A tempestade Milton se tornou um furacão em 6 de outubro, disse o National Hurricane Center, enquanto avançava em direção à costa oeste da Flórida — ainda se recuperando das consequências do devastador furacão Helene.
Legenda: A tempestade Milton se tornou um furacão no domingo (6), segundo o NHC
Foto: NOAA/AFP

Isaac ainda falou sobre a possibilidade de o furacão passar diretamente pela região onde ele está: “Se o olho do furacão passar por aqui, a gente recebe um aviso no celular com 30 minutos de antecedência. Aí a gente só reza e entra na despensa que é o local que não tem janela, e espera passar".

A situação em Tampa reflete a preocupação generalizada em toda a Flórida, onde as autoridades têm emitido alertas de evacuação e instruções de segurança para minimizar os danos causados pelo furacão Milton.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados