Incêndio atinge hospital César Cals, em Fortaleza

Imagens que circulam nas redes sociais mostram pacientes sendo retirados do local.

Escrito por
Raísa Azevedo, Luana Severo, Gabriel Bezerra, Thatiany Nascimento producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 12:52)

Um incêndio atingiu as docas do hospital César Cals, na manhã desta quinta-feira (13), no bairro Centro, em Fortaleza. O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) informou que foi acionado para a ocorrência e encaminhou equipes para o local. O primeiro acionamento via Ciops foi às 10h50, e a guarnição chegou ao local por volta de 11h15. 

Imagens que circularam nas redes sociais mostraram muita fumaça e pacientes sendo retirados do hospital, incluindo crianças sendo transportadas em incubadoras.

gestante resgatada do hospital.
Legenda: Gestantes foram retiradas da unidade com ajuda e levadas ao Beco da Poeira.
Foto: Ismael Soares.

Populares e trabalhadores ajudaram no resgate de bebês, que levados inicialmente com as mães ao Centro Municipal de Pequenos Negócios, popularmente conhecido como Beco da Poeira.

Em nota, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que o incêndio foi na subestação de energia do hospital. Conforme a pasta, nenhuma área assistencial foi atingida e não houve feridos.

Veja também

"Por medida de precaução, os pacientes estão sendo retirados em segurança e transferidos para outras unidades da Rede estadual", diz a nota.

A Sesa afirmou ainda que a situação está sob controle e que as causas do incidente estão sendo apuradas.

Segundo a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, entre 10 e 15 pacientes foram transferidos para outras unidades de saúde até por volta de 12h30. No total, cerca de 40 pacientes foram impactados pelo incêndio.

Imagem mostra profissionais de saúde e populares ajudando a transferir recém-nascido internado em encubadora para local seguro após incêndio no hospital César Cals.
Legenda: Recém-nascidos em incubadoras foram levados para o "Beco da Poeira".
Foto: Ismael Soares.

O que diz a Enel

Em nota, a Enel Distribuição Ceará disse que houve "um defeito interno na rede de energia local, que é de responsabilidade do hospital César Cals".

A empresa reforçou que, preventivamente, realizou um desligamento emergencial na unidade hospitalar para garantir os trabalhos das autoridades e deslocou geradores e equipe especializada para prestar o apoio necessário durante a ocorrência.

Causas do incêndio

Segundo o major Aloisio, superior de Operações do Corpo de Bombeiros, os danos se concentraram na casa de geração de energia do hospital. Não houve danos a partes do hospital de atendimento à população.

"O dano para o hospital foi somente a fumaça e teve de ser interrompido o abastecimento de energia elétrica do hospital", afirmou o militar.

Imagem mostra homem com recém-nascido nos braços o transportando para um local segura após incêndio no hospital césar cals em Fortaleza.
Legenda: Pacientes se abrigaram em comércios vizinhos ao hospital para fugir da fumaça e do fogo.
Foto: Ismael Soares.

Em comentário feito nas redes sociais do Diário do Nordeste, o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, escreveu que informações iniciais indicavam que o incêndio ocorreu "na subestação de energia, parte externa", e "já está controlado, sem vítimas".

Pessoas do entorno ajudaram no resgate dos bebês internados no hospital.
Legenda: Pessoas do entorno ajudaram no resgate dos bebês internados no hospital.
Foto: Ismael Soares.

O governador Elmano de Freitas anunciou, em publicação nas redes sociais, que determinou que "as causas do incêndio sejam rigorosamente apuradas".

Ainda em postagem, Elmano destacou o trabalho do Corpo de Bombeiros. "Acompanhei com atenção o incêndio em uma subestação de energia do Hospital Dr. César Cals, em Fortaleza. Prontamente, nosso Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou a situação. Não há registro de feridos e de nenhuma área assistencial atingida".

Hospital César Cals

O Hospital César Cals é a unidade pública estadual mais antiga do Ceará, com quase 100 anos de existência, e passou por reformas este ano.

Com a abertura do Hospital Universitário do Ceará (HUC), no Itaperi, os serviços da unidade foram transferidos para o novo equipamento — exceto a maternidade e a neonatologia.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados