Webinars promovidos pelo Festival TIC discutem papel da educação e da cultura na formação infantil

Com participação de renomados profissionais da área, seminários on-line acontecem até o dia 20 de novembro de forma gratuita

Lygia Hortelio
Legenda: Lygia Hortelio
Foto: Foto: Rinaldo Martinucci

Reafirmando o compromisso com a necessidade de discutir os amplos aspectos da infância, a 10ª edição do TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará promove, até o dia 20 de novembro, webinars gratuitos sobre o papel da educação e da cultura na formação infantil. As iniciativas integram o Seminário Virtual Cultura, Arte e Educação.

As conferências on-line, transmitidas ao vivo sempre a partir das 14h, serão exibidas pelo canal da Invento Produções Culturais no Youtube. Para participar, basta realizar a inscrição no site do Festival TIC. O evento concederá certificado aos participantes.

Nesta terça-feira (17), a pesquisadora Lydia Hortélio ministra o webinar “Criança, natureza, cultura infantil”. Com vários trabalhos desenvolvidos sobre o assunto, a palestrante conta que a Cultura Infantil é tecida na interação da criança consigo mesma, com as outras crianças e com o mundo.

Por sua vez, na quarta-feira (18), Isabel Marques, coreógrafa, doutora em Educação (USP - 1996) e mestre em Dança (MA in Dance Studies, hoje Trinity Laban, 1989), abordará o tema “Dançando na escola”. Em sua fala, enfocará sobre a dança nas escolas em tempos e espaços inesperados e incertos, abordando a questão da pandemia de Covid-19, apresentações em telas e corpos atravessados pela dança.

Discussões

Na quinta-feira (19), o webinar "Arte para a primeira infância na educação" será com Paulo Fochi, especialista em educação infantil. O estudioso tratará sobre quando bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas tem acesso às mais diversas formas de intervenção cultural, criam-se outros modos de subjetivação e, portanto, outros modos de estar no mundo.

Finalizando a programação, na sexta-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra, é realizado o webinar "Relações étnico-raciais na educação", ministrado pela pedagoga, mestra em Educação e especialista em questões de gênero e étnico-raciais, Clélia Rosa. Diferentes aspectos da cultura, arte e educação relacionados às culturas africanas e afro-brasileiras e à ressignificação do papel do negro na construção da cultura e do Brasil serão abordados. O objetivo é entender as crianças como produtoras de culturas, que criam seus códigos e ressignificam o que já existe.

Após a semana de webinars, o TIC realizará no sábado (21) sua segunda live, com espetáculo de teatro de animação, contação de histórias, oficina de brinquedos reciclados e muita música.

Além disso, o evento lançará seis espetáculos teatrais adaptados para as telas que marcaram a história do festival. Esses espetáculos serão exibidos no canal do Youtube da Invento Produções Culturais e ficarão disponíveis de 21 de novembro a 6 de dezembro. Os mesmos espetáculos também serão exibidos em sessões virtuais exclusivas para estudantes de escolas de Fortaleza, Caucaia, Morada Nova e Senador Pompeu, de 23 de novembro a 4 de dezembro, em transmissões com interação ao vivo dos personagens com os alunos. Toda a programação do festival contará com intérprete de Libras.


Programação Webinars (até 20 de novembro, às 14h)

 Dia 17 - Criança, natureza, cultura infantil

Com Lydia Hortelio, etnomusicóloga, educadora e pesquisadora de cultura infantil e música da infância.

Dia 18 - Dançando na escola

Com Isabel Marques, coreógrafa, pedagoga, mestra em Dança e doutora em Educação.

Dia 19 - Arte para a primeira infância na educação

Com Paulo Fochi, doutor em educação e um dos redatores da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (BNCC)

Dia 20 - Relações étnico-raciais na educação

Com Clélia Rosa, pedagoga, mestra em Educação, especialista em questões de gênero e étnico-raciais.

 
Serviço
10º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará | Seminário virtual Cultura, Arte e Educação
Até 20 de novembro, sempre às 14h, pelo canal da Invento produções Culturais no Youtube. Toda a programação é gratuita e contará com intérprete de Libras. Inscrições e mais informações: www.festivaltic.com.br. Link: youtube.com/InventoProduçõesCulturais.  

Você tem interesse em receber mais conteúdo de entretenimento?

Assuntos Relacionados