Veja dicas para lidar com o medo dos animais durante festas de fim de ano

Susto por conta do barulho pode ser prejudicial para a saúde dos animais de estimação nesse período

Escrito por Redação ,

As festas de fim de ano podem significar momentos de medo e tensão para os animais de estimação. O barulho dos fogos de artifício, por exemplo, pode causar susto e até mesmo ataques de pânico. De acordo com médico veterinário, René Rodrigues Júnior, alguns indícios como a tentativa de se esconder, correr pela casa e a taquicardia pode ser alguns dos sinais de que o animal está precisando de um cuidado maior.

Ainda segundo o profissional, a descarga de substâncias causadas pelo medo no organismo pode causar uma parada cardíaca ou até mesmo um ataque de epilepsia. Exatamente por isso, algumas dicas ajudam nesse momento. Veja:

  • Brincar com os filhotes pode ajudar a acalmar. Nessas horas, tente disfarçar o barulho com algo que o distraia e seja positivo.
  • Caso o animal já tenha um histórico de medo, é essencial que ele não fique sozinho para que se sinta protegido e seguro.
  • Algumas casas possuem espaços perigosos aos animais, como portas de vidro, sacadas de prédio e outros. É necessário que eles fiquem distantes desses lugares durante esse tipo de situação.
  • Nos casos mais extremos, o uso de medicamentos pode ser usado sempre com a supervisão do médico veterinário.