Vanusa teve programa na TV Diário e foi madrinha da Parada pela Diversidade Sexual de Fortaleza

Na época, em entrevista ao Diário do Nordeste, paulista comentou que o projeto era a concretização de um desejo pessoal

Escrito por João Lima Neto , joao.lima@svm.com.br
Cantora apresentou programa direcionado ao público feminino
Legenda: Cantora apresentou programa direcionado ao público feminino
Foto: LC Moreira/SVM/Arquivo Diário do Nordeste

No dia 7 de julho de 2003 estreava como apresentadora da TV Diário, emissora do Sistema Verdes Mares (SVM), a cantora Vanusa. No programa “Assunto de Mulher”, com rotina de segunda a sexta-feira, ao lado de Roseane Cândido, ela entrava nas casas dos cearenses pela telinha. O vespertino era voltado ao público feminino e aproximou a paulista do Nordeste. 

Para reviver o passado de Vanusa no Ceará, falecida aos 73 anos, na manhã do dia 8 de novembro, visitamos o arquivo do Diário do Nordeste. Matérias de shows, lançamentos musicais e gravações no Estado foram encontradas com datas de diferentes décadas.  

A cantora tinha uma boa relação com os cearenses, tanto que morou em Fortaleza. O programa na TV Diário ainda rendeu uma melhor proximidade com os fãs. "Fazer um programa feminino diário é a realização de um sonho. Com isso, poderei conversar, opinar, aconselhar e dividir um pouco da minha bagagem de vida com as telespectadoras", declarou Vanusa. A estreia no "Assunto de Mulher" foi com o tema: "Fantasia dos Bastidores da Televisão". 

Matéria no Diário do Nordeste sobre a estreia do programa de Vanusa
Legenda: Matéria no Diário do Nordeste sobre a estreia do programa de Vanusa
Foto: SVM/Arquivo Diário do Nordeste

A cenografia da TV Diário criou um cenário original para receber Vanusa. Foram pensados ainda novos quadros, como o "Hoje é Dia de...", no qual a cantora falava de temas ligados a datas especiais; e o "Acorda Alice", em que interagia com as telespectadoras, dando conselhos, tirando dúvidas ou simplesmente mandando um alô. 

Preocupada em separar a carreira de apresentadora e cantora, Vanusa tentava conciliar as duas paixões no programa. "Vamos testando as coisas aos poucos, vendo o que dá resultados. No caso das músicas, possivelmente aparecerão na forma de clipes que serão inseridos no programa de vez em quando. E preciso ter cuidado para não misturar a cantora com a apresentadora".  

Nos primeiros meses do "Assunto de Mulher", a cantora disse ter ficado impressionada com audiência da TV Diário. "Antes, não tinha noção do alcance da emissora. Mas, depois que estive no programa do João Inácio, onde foi anunciado o telefone do meu empresário, recebi ligações do Brasil inteiro. Alguns paulistas disseram que não queriam perder a loura deles. E o mais engraçado é que muitos amigos estão providenciando uma parabólica para assistir meu programa. Isso é muito bacana", comentou em 2003.

Homenagem 

Antes de ter um programa na TV cearense, no dia 30 de junho de 2003, a cantora Vanusa recebeu uma grande homenagem em plena Avenida Beira-Mar. Ela foi nomeada, com direito a faixa, madrinha da IV Parada pela Diversidade Sexual. Cerca de 15 mil pessoas lotavam a orla de Fortaleza.  

Vanusa em cima de trio elétrico recebendo faixa de madrinha da parada da diversidade sexual de Fortaleza
Legenda: Vanusa em cima de trio elétrico recebendo faixa de madrinha da parada da diversidade sexual de Fortaleza
Foto: Miguel Portela/SVM/Arquivo Diário do Nordeste

Uma bandeira de 50 metros com as cores do arco-íris, balões, roupas coloridas e muita pluma foram destacadas em matéria da época. A honraria foi dedicada na época pelo Grupo de Resistência Asa Branca, sob o patrocínio do Ministério da Saúde. 

Assuntos Relacionados