Shows virtuais, mostras de cinema presenciais e exposições compõem a agenda cultural; veja opções

Voltadas para diferentes públicos, atividades devem garantir diversão e conhecimento

agenda
Legenda: Barões da Pisadinha, Mulher Barbada e Bruna Ene são algumas das atrações da semana

A diversidade de linguagens e gostos artísticos dá o tom de mais de uma semana de atividades culturais em outubro no Ceará. Com grande parte das ações acontecendo de modo virtual, já é possível desfrutar de algumas delas de modo presencial - caso das mostras de cinema promovidas pelo Cineteatro São Luiz, uma delas, inclusive, voltada para o público infantil.

Na parte dos shows, os destaques vão para a homenagem ao aniversário de Belchior, comandada pela artista Mulher Barbada; o encontro entre Os Barões da Pisadinha e Xand Avião; e a apresentação do grupo KLB, sucesso no começo dos anos 2000, entre outros.

Além disso, há uma ação promovendo a riqueza do Maracatu, apresentação de dança com reflexões sobre a necessidade de ressignificar determinados hábitos, e mais uma semana da exposição "Stênio Burgos - Realtopia", no Espaço Cultural Unifor. Confira:

MÚSICA

Os Barões da Pisadinha e Xand Avião
Nesta sexta-feira (23), às 21h, transmissão ao vivo pelo YouTube

A parceria deve garantir momentos regados a muitos hits e animação.

KLB
Nesta sexta-feira (23), às 21h30, transmissão ao vivo pelo YouTube

Boy band brasileira formada em São Paulo no início dos anos 2000, alavancou várias canções e, desta vez, retorna para revisitar os sucessos.

Homenagem ao aniversário de Belchior
Neste sábado (24), às 17h, transmissão ao vivo no canal do YouTube do Instituto Iracema

Uma homenagem ao aniversário do artista Belchior, que faria 74 anos no dia 26 de outubro, por meio do show “Toda Suja de Batom”. A artista Mulher Barbada entoará alguns dos maiores sucessos do músico cearense.

Rick & Renner
Neste sábado (24), às 17h, transmissão ao vivo no canal da dupla no YouTube

A dupla sertaneja passeará por alguns dos seus maiores sucessos por meio de um repertório nacionalmente conhecido.

Fundo de Quintal - O Reencontro
Neste sábado (24), às 18h30, transmissão ao vivo no canal do grupo no YouTube

Grupo de samba formado no final da década de 1970, o Fundo de Quintal surgiu a partir do bloco carnavalesco Cacique de Ramos, da cidade do Rio de Janeiro. Desde então, tornou-se uma referência original no pagode e, agora, reúne seus integrantes para relembrar as melhores canções.

Guilherme & Santiago e Rionegro & Solimões
Neste sábado (24), às 20h, transmissão ao vivo pelo YouTube

Duas das mais prestigiadas duplas do sertanejo se encontram para cantar músicas que embalam gerações.

“Só”, de Bruna Ene
Nesta terça-feira (20), às 21h, transmissão ao vivo pelo canal do YouTube e pelo instagram do Cineteatro São Luiz

Com um sonho, o seu ukulele no ombro, presença de palco, lápis, papel e riso fácil, a cantora cearense Bruna Ene lançou seu primeiro EP em 2019 – tendo como um dos destaques a faixa "Só", de sua autoria – trabalho com um repertório que explora o cotidiano de uma maneira meiga, divertida e autêntica, tendo o amor como protagonista.

“Ei Mano”, de Isaías MC
Nesta quinta-feira (22), às 21h, no canal no Youtube e Instagram do Cineteatro São Luiz

Isaías MC, uma das novas vozes do rap cearense, numa produção da Afocus Edições de Vídeo.

Programação musical do Mercado dos Pinhões e do Mercado da Aerolândia
De quarta-feira (21) a sábado (24), nas redes sociais dos músicos cearenses participantes

A programação musical dos mercados culturais de Fortaleza, antes promovida semanalmente no Mercado dos Pinhões e no Mercado da Aerolândia, agora acontece nas redes sociais do músicos cearenses participantes. Na quarta-feira (21), Alê Eloi (@ale.eloi_cantora) se apresenta às 17h, e Daniel Medina (Facebook: danielmedina.oficial), às 18h.

Na quinta-feira (22), é a vez de Juruviara (@juruviaraoficial), às 17h, e Rinaldo Lasalvia (@rinaldolasaviaoficial), às 18h. Por sua vez, na sexta-feira (23), se apresentam Renatinho Seu Menino (@renatinhoseumenino), às 17h, e Paulo Façanha (YouTube: Paulo Facanha Oficial), às 18h.

Para finalizar, no sábado tem DJ Gato Preto (djgatopreto), às 17h, e, na sequência, Perone (@perone_oficial), às 18h.

CULTURA POPULAR

Projeto "Dia 25 é Dia de Maracatu"
De sexta-feira (230 a domingo (25), das 17h às 20h, com transmissão ao vivo no canal do Youtube da Secultfor

A ação celebra a expressão popular cearense, com a realização de diversas atividades on-line. A programação de outubro conta com as oficinas “Confecção de Cocar de Índio”, “Vestindo o Maracatu Através de Paper Dolls”, “Batuque” e outras transmissões ao vivo, além da exibição da Série Memórias do Maracatu de Fortaleza.

INFANTIL

Mostra Especial Mês das Crianças
De modo presencial, neste sábado (24), às 13h30 e 16h15, no Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 - Centro). Entrada gratuita. Classificação indicativa: Livre

Às 13h30, será exibido o filme "Pets - A vida secreta dos bichos 2", que dá sequência à história do cão Max, mostrando o cãozinho tendo de se acostumar com mais um novo integrante: um bebê; por sua vez, às 16h15, será exibida a mais nova versão de "Aladdin", lançada no ano passado. No filme, Aladdin (Mena Massoud) é um jovem ladrão que vive de pequenos roubos em Agrabah. Um dia, ele ajuda uma jovem a recuperar um valioso bracelete, sem saber que ela na verdade é a princesa Jasmine (Naomi Scott).

Concurso "Gentilezas da Gente"
Inscrições até 31 de outubro, no site: www.escolascriativas.com

O Concurso de Fotografia Gentilezas da Gente, com o apoio do Museu da Fotografia Fortaleza, busca estimular a utilização da linguagem fotográfica para a expressão pessoal por meio da criatividade. São convidados estudantes do 5° ao 9° ano do ensino fundamental do estado do Ceará para captarem imagens que demonstrem os valores de solidariedade, gentileza, afeto, respeito ao outro e à natureza, zelo pelos espaços públicos e a harmonia entre tudo e todos. As inscrições para o concurso são gratuitas e podem ser feitas até o dia 31 de outubro.

CINEMA E AUDIOVISUAL

Mostra Fabulações no Real, do Cineclube Âncora
Nesta terça-feira (20), a partir das 18h, ao vivo no Facebook e no canal do YouTube do Porto Iracema das Artes

É hora de mais uma sessão da Mostra Fabulações no Real, do Cineclube Âncora. Desta vez, serão discutidas as obras “A falta que me faz” (2009) e “Girimunho” (2011), das cineastas Marília Rocha e Clarissa Campolina. Também participarão da conversa as pesquisadoras, e também cineastas, Karla Holanda e Kamilla Medeiros. Os filmes serão disponibilizados anteriormente por meio de uma inscrição via formulário, com confirmação via e-mail, que pode ser acessado neste link: https://cutt.ly/zgtME9X. A liberação para assistir as produções aconteceu no sábado (17).

Estreia nacional de "Abraço"
De forma presencial, nesta quinta-feira (22), às 16h45, no Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 - Centro). Entrada: R$ 10,00 (inteira). Venda de ingresso pelo site da Tudus ou na bilheteria do Cineteatro nos dias das sessões, das 13h às16h30. Classificação indicativa: 10 anos

Dirigido por DF Fiuza, este drama ficional é baseado em uma história real. Professores lutam por seus direitos trabalhistas. Juntos, eles estabelecem um confronto contra o Governo do Estado de Sergipe para garantir que suas conquistas já alcançadas não sejam perdidas. Em uma longa viagem para Aracaju, o grupo de professores tenta convencer os membros do Tribunal de Justiça a não cortarem os cargos dos docentes. Em meio a toda essa movimentação, Ana Rosa (Giuliana Maria) representa as dificuldades enfrentadas por uma mãe, casada com um homem que não a compreende, além de ter a reprovação também vinda de sua mãe, que se mostra uma pessoa machista e retrógrada.

Mostra "O Anarquismo vai ao cinema"
Nesta quinta-feira (22), às 17h, no canal da Vila das Artes no YouTube

Neste mês, a programação cineclubista da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes traz a mostra "O Anarquismo vai ao cinema", que reflete sobre algumas experiências anarquistas no audiovisual, com filmes feitos por anarquistas e com anarquistas. Debates sobre os filmes indicados, conduzidos por Alex Fedox, curador da mostra e idealizador do cineclube Cine Molotov, ocorrem ao vivo após cada sessão. Nesta edição, o filme exibido será "Indomáveis, Uma História de Mulheres Livres" (2012), de Juan Felipe.

Projeto "É o tipo da coisa"
Nesta quinta-feira (22), às 19h, no canal do YouTube do Theatro José de Alencar

O Theatro José de Alencar apresenta o projeto “É o tipo da coisa”, de Josenildo Nascimento. A produção audiovisual aborda de forma cômica e leve a situação vivida pelo casal Jonas e Cleo. Prestes a se separarem, os personagens são obrigados a conviverem durante a pandemia. O conteúdo foi selecionado no edital Arte em Rede – Convocatória para seleção de projetos artísticos digitais.

"Músicos Camponeses", de Jefferson de Albuquerque Jr.
Nesta quinta-feira (22), às 20h, no site do Cineteatro São Luiz e em seu canal no YouTube

Documentário em curta-metragem sobre o trabalho do Padre Ágio Moreira com os agricultores do Sítio Belmonte (Crato - CE), por meio da música na Sociedade Lírica do Belmonte.

Sessão Polytheama
De modo presencial, nesta quinta-feira (22), às 14h, no Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 - Centro). Livre. Entrada gratuita.

Será exibido o filme "Luzes das cidade". Nele, um vagabundo (Charles Chaplin) impede um homem rico (Harry Myers), que está bêbado, de se matar. Grato, ele o convida até sua casa e se torna seu amigo. Só que ele esquece completamente o que aconteceu quando está sóbrio, o que faz com que o vagabundo seja tratado de forma bem diferente. Paralelamente, o vagabundo se interessa por uma florista cega (Virginia Cherrill), a quem tenta ajudar a pagar o aluguel atrasado e a restaurar a visão. Só que ela pensa que seu benfeitor é, na verdade, um milionário.

Mostra Clássicos São Luiz - "Tróia - Versão do diretor"
De modo presencial, nesta sexta-feira (23), às 14h, no Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 - Centro). Entrada gratuita. Classificação indicativa: 14 anos

Em 1193 A.C., Paris (Orlando Bloom) é um príncipe que provoca uma guerra da Messência contra Tróia, ao afastar Helena (Diane Kruger) de seu marido, Menelaus (Brendan Gleeson). Tem início então uma sangrenta batalha, que dura por mais de uma década. A esperança do Priam (Peter O’Toole), rei de Tróia, em vencer a guerra está nas mãos de Aquiles (Brad Pitt), o maior herói da Grécia, e seu filho Hector (Eric Bana).

DANÇA

"Leveza Intóxico", da Cia. Itinerante de Malabares
Nesta quarta-feira (21), às 19h, no site do Cineteatro São Luiz e em seu canal no YouTube

A partir de reflexões acerca do entendimento da necessidade de ressignificar certos hábitos nossos, enquanto sociedade, vimos no lixo um mundo de possibilidades urgentes a serem transformadas. Percebendo o volume e a intensidade de produção, consumo e descarte de sacolas plásticas e o fato de termos sempre em demasia, nos sentimos convidados a trazer esse problema para o âmbito artístico em prol de novas reflexões acerca da questão, através de uma reutilização poética a que se propõe esse trabalho.

EXPOSIÇÃO

“Stênio Burgos – Realtopia”
Até 20 de dezembro, no Espaço Cultural Unifor

A exposição “Stênio Burgos – Realtopia” segue em cartaz até 20 de dezembro, no Espaço Cultural Unifor. A mostra reúne 70 obras do artista, com visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados e domingos, das 10h às 17h. Agendamento para visitas de grupos pelo telefone (85) 3477.3319.

"Folclore e o saber ancestral"
Disponível no site do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

A mostra fotográfica virtual do pesquisador de arte e fotógrafo Luiz Alves traz uma seleção de 34 fotografias digitais clicadas por ele entre 2015 e 2020 no Dragão do Mar. Apresenta, assim, a exuberância do povo cearense nas suas mais diversas manifestações, envolta num emaranhado de saberes, tendo o Centro Dragão do Mar como um grande terreiro de Tradição Popular.

"Diálogos Imaginários" - Fábio Lima
Nesta sexta-feira (23), às 18h, por meio do site do Cineteatro São Luiz

O fotojornalista Fábio Lima apresenta seu ensaio fotográfico “Diálogos Imaginários”, na galeria virtual do Cineteatro São Luiz. A exposição consiste em colocar os passantes apressados e distraídos, em comunhão com cenários espalhados pela cidade de Fortaleza em forma de grafites.

Você tem interesse em receber mais conteúdo de entretenimento?

Assuntos Relacionados