Saiba como praticar pilates em casa com utensílios domésticos

Durante o isolamento, com muitas pessoas aderindo ao home office, a modalidade se destaca porque trabalha a estrutura interna do corpo e ajuda a diminuir dores na coluna

Escrito por Redação ,
Legenda: A fisioterapeuta Joira Bonfim afirma que cadeira, chão, sofá e cabo de vassoura podem ser usados como apoio
Foto: Foto: arquivo pessoal

A prática do pilates é uma boa alternativa para quem deseja manter a saúde física e mental em dia. Durante o período de isolamento social, quem precisou aderir ao home office, tem passado muitas horas sentado. Por isso, alguns recursos como videoaulas e a utilização de instrumentos domésticos estão sendo essenciais para não cair no sedentarismo

A fisioterapeuta Joira Bonfim é uma das que adotou essas medidas para o melhor funcionamento de suas aulas. Segundo ela, os pacientes estão conseguindo se adaptar bem às mudanças.



Por causa da quarentena, a saída que a profissional encontrou foi usar utensílios domésticos na prática do pilates. Cadeira, chão, sofá e cabo de vassoura podem ser usados como apoio. Como peso, ela indica livros e pacotes de alimentos, a exemplo do arroz. E, para auxiliar nos alongamentos, o ideal é usar um lençol ou uma toalha. 

Quem nunca praticou a modalidade não precisa esperar a pandemia passar para começar. Joira garante que não há contra indicações para estes casos. “O importante é não passar do seu limite, sempre respeitando a respiração para não se machucar”, aconselha.

Outros cuidados também precisam ser tomados para evitar acidentes, bem como: prestar atenção se o chão é escorregadio, não usar cadeiras de plástico, não pegar muito peso, ter cuidado ao fazer os movimentos e usar o sofá como apoio sempre que possível. A fisioterapeuta alerta ainda para o uso de roupas confortáveis e manter uma garrafa de água sempre por perto. 

O pilates se destaca porque trabalha a estrutura interna do corpo e ajuda a diminuir dores na coluna, além de contribuir com a concentração. Os alongamentos realizados ajudam a reduzir a tensão corporal e proporcionam conforto e alívio. Ajudam também a melhorar a circulação sanguínea.

Assuntos Relacionados
Ana Beatriz Caldas, Diego Barbosa e João Gabriel Tréz
12 de Abril de 2024