Rendas, Sérvulo Esmeraldo, rua Barão de Aratanha: encontros virtuais discutem história de Fortaleza

Em ‘Cidade Portátil’, a jornalista Izabel Gurgel resgata, por meio de leituras e pesquisas, recortes sobre os espaços da cidade

Escrito por Redação ,
Legenda: Série apresenta os altares efêmeros da rua Barão de Aratanha para a procissão de Nossa Senhora de Fátima
Foto: Izabel Gurgel

Fruto das leituras e andanças da jornalista e professora Izabel Gurgel, a série ‘Cidade Portátil’ é lançada nesta sexta-feira (22) com encontros virtuais semanais que discutirão o direito à cidade, bem como um fomento de ocupação dos espaços coletivos e uso dos acervos públicos.  

Além dos debates semanais sobre os acervos públicos de Fortaleza, o projeto reúne vídeos; uma edição de informes educativos para redes sociais; um mapa digitalizado da obra pública do artista Sérvulo Esmeraldo, em Fortaleza; e uma publicação digital sobre os altares da rua Barão de Aratanha para a passagem da procissão de N. Sra. de Fátima. 

“Propomos uma experiência imersiva como um modo de melhor apreciar histórias da cidade e nos perguntar sobre como criamos espaços para viver juntos, como nos inventamos coletivamente, como podemos afirmar a vida em sua diversidade em nossas práticas”, explica Izabel. 

A primeira edição do projeto aconteceu em 2018, quando a jornalista realizou os encontros em Icó e Canoa Quebrada como parte da programação do Festival Alberto Nepomuceno (FAN). Já passou também por Recife e, por Fortaleza, em 2019 na biblioteca do Centro Cultural Banco do Nordeste.   

Legenda: Izabel apresenta narrativas sobre o Theatro José de Alencar e Fortaleza
Foto: Jacques Antunes

Difusão dos acervos públicos  

Neste primeiro encontro, Izabel apresenta o trabalho de rendas e rendeiras do Ceará, a partir do livro “Rendas de bilros - a coleção do Museu Arthur Ramos”, de Valdelice Carneiro Girão. Já no segundo, ela traz as narrativas sobre um teatro, uma cidade, contando a história do Theatro José de Alencar e Fortaleza.  

No terceiro encontro, que acontece no dia 27 de janeiro, a jornalista remonta a história dos altares efêmeros da rua Barão de Aratanha, no Centro da cidade, para a procissão de Nossa Senhora de Fátima. O seguinte trata das obras públicas do artista Sérvulo Esmeraldo em pontos diferentes de Fortaleza.  

Enquanto o último, que finaliza a programação no dia 29 de janeiro, resgata a tradição das rendeiras cearense com foco em Canoa Quebrada, onde lá as mulheres trabalham com a renda labirinto. 

 

Legenda: Escultura de Sérvulo Esmeraldo localizada no Centro de Fortaleza
Foto: Izabel Gurgel

Compilado material 

Para reunir esses materiais, a professora se debruçou nas pesquisas em livros e construiu as narrativas por meio de fotos e vídeos que encontra ou desenvolve ao longo desse levantamento. As imagens são domésticas ou assinadas por documentaristas e/ou ficcionistas profissionais. 

“Anoto, escrevo, fabulo. Leitura em ação: andar e observar é ler a cidade. E uma das graças do ato de ler é a partilha que daí pode ser feita”, sintetiza Izabel.  

Veja a programação completa:

  • Rendas e rendeiras do Ceará: a partir do livro "Rendas de bilros - a coleção do Museu Arthur Ramos", de Valdelice Carneiro Girão – 22/01/2021 (sexta-feira) - 15h às 17h;                                           
  • Narrativas sobre um teatro, uma cidade: O Theatro José de Alencar e Fortaleza  – 25/01/2021 (segunda-feira) - 15h às 17h;     
  • Fé em Festa: Altares efêmeros da rua Barão de Aratanha para a procissão de Nossa Senhora de Fátima – 27/01/2021 (quarta-feira) - 15h às 17h;                                                                                                     
  • Sérvulo Esmeraldo a céu aberto: a obra pública do artista em Fortaleza (Centro e Praia) – 28/01/2021 (quinta-feira) - 15h às 17h;
  • Rendeiras do Ceará: Canoa Quebrada a partir das mulheres que fazem a renda labirinto – 29/01/2021 (sexta-feira) - 15h às 17h.

Serviço 

Lançamento ‘Cidade Portátil’ 
Hoje (22), às 15h. Inscrições no site do Museu de Arte da UFC 

 

Assuntos Relacionados