Programação infantil, espetáculos e shows virtuais: confira a programação cultural da semana

O público pode conferir ainda espetáculos do Cirque Amar no drive-in, além das atrações dos equipamentos Cineteatro São Luiz e do Centro Cultural Dragão do Mar

Escrito por Redação ,
Esta é uma montagem de fotos de “Além aquém daqui”, Rodger Rogério e
Foto: Divulgação

A última semana de agosto chega com uma programação especial para todos os públicos. Para dar continuidade a realização de atividades culturais de forma segura, o cronograma segue virtual, com a realização de shows, exibição de espetáculos e documentário direcionado ao público infantil. 

A criançada pode se divertir e aprender ao mesmo tempo com a exibição da animação "O Drama da Corredeira" nesta quarta-feira (26) pelo Cineteatro São Luiz. A produção visa sensibilizar o público infantil acerca da preservação de espécies de animais, como a cobra corredeira, desmistificando mitos sobre esses bichos, a partir de uma linguagem acessível.

Há também a apresentação do  Cirque Amar no drive-in do Centro de Eventos. Serão três sessões, ao ar livre, no domingo (30), que prometem muita emoção para quem assisti-las de dentro dos carros.  

Quem está com saudade de uma boa gastronomia, o festival Sabores do Ceará  traz 50 participantes que apresentam 100 pratos contendo ao menos um ingrediente local com foco na valorização dos produtos regionais.

Na música, o destaque vai para as parcerias. No domingo (30), a programação musical fica com Rodger Rogério e Pedro Rogério, que apresentam um show “pai e filho” para o público conferir de casa. Ainda na agenda de lives, a banda Paralama do Sucesso realiza uma transmissão ao vivo neste fim de semana.

O Porto Iracema das Artes celebra 7 anos de existência nesta semana com uma programação teatral especial. A Escola estreia na quinta-feira (27) o projeto “Anatomia do Espetáculo”, que convida Luciano Wieser e Henrique Oliveira para analisarem, juntos, a construção dos espetáculos “Automákina” (RS) e “Imaginário Criador” (Quixeré-CE). Na sexta (28), a programação fica com a exibição do espetáculo “Além aquém daqui”, inspirado em obras de Fiodor Dostoiévski, Fernando Arrabal e Erasmo de Rotterdam.

MÚSICA

Paralamas do Sucesso

Sábado (29), às 20h, no YouTube

A banda Paralamas do Sucesso canta clássicos da carreira nesta sábado (29), durante transmissão ao vivo para o YouTube. 

Coletivo Festa Crioula

Sábado (29), a partir das 16h, no YouTube do Instituto Iracema

O Coletivo Festa Crioula realiza um show ao vivo neste sábado no canal do Instituto Iracema no YouTube. A apresentação, que conta com 3 horas de duração, tem a participação das Js Muriel Cruz, Amanda Quebrada, Viúva Negra e Lolost.

Live de reabertura

Sábado (29), a partir das 16h, no YouTube do Hotel Gran Marquise

Para marcar o retorno de suas atividades, o Gran Marquise irá realizar uma live, no próximo dia 29, a partir das 16h, no canal de Youtube do hotel. Na programação, apresentação de nomes como Marcos Lessa, Nayra Costa, Roberta Fiúza, Ivo Brown e Paulo Benevides.

Rodger Rogério e Pedro Rogério

Esta é uma foto de Rodger Rogério
Foto: Guilherme Silva

Domingo (30), às 19h, no YouTube e site do Cineteatro São Luiz

Pai e filho apresentam neste domingo (30), o show virtual "Cores do Coração", que será transmitido no site e canal do YouTube do Cineteatro São Luiz. 

Afluentes Música

Esta é uma imagem de Luiza Nobel
Foto: Divulgação

Terça-feira (25), a partir das 16h, no YouTube e Facebook do Porto Iracema das Artes

O Porto Iracema das Artes celebra 7 anos no neste sábado (29) com a programação Sete Mares do Porto. Nesta terça (25), a Escola realiza o reencontro entre Luiza Nobel e a cantora Mahmundi. 

ESPECIAL

Cirque Amar no Drive-In 

cirque amar no drive in

Domingo (30), no Drive-in do Centro de Eventos -  Portão C / Sessões: 16h30 | 18h00 | 19h30 - Ingressos: www.godreambrasil.com.br / Acesso somente de carro (vagas limitadas) 

Domingo vai ter espetáculo?  Vai, sim senhor! Em um palco inédito, o Cirque Amar apresentará três sessões no drive-in montado no estacionamento do Centro de Eventos. O "respeitável público" terá a oportunidade de conferir um verdadeiro show circense ao ar livre, com a marca registrada deste famoso circo francês. 

Festival Sabores do Ceará

Quinta-feira (27) a 8 de setembro, no site do festival Sabores do Ceará

O Festival Sabores do Ceará tem início nesta quinta-feira (27) com formato delivery. Com o tema “Cores e Sabores de Fortaleza”, o evento traz 50 participantes que apresentam 100 pratos contendo ao menos um ingrediente local com foco na valorização dos produtos regionais. Mais informações nas redes sociais e site do festival.

Afluentes Artes Visuais

Quarta-feira (26), a partir das 15h, no YouTube do Porto Iracema das Artes

O Porto Iracema das Artes convida os artistas Junior Pimenta, Ana Cecília Soares e a crítica de arte Marisa Flórido César para participar do projeto Afluentes Artes Visuais desta semana, que faz parte da programação Sete Mares do Porto, em comemoração ao aniversário da Escola. 

Exposição Vaqueiros: Uma leitura educativa a partir da Arte e do Folclore 

Sábado (29), às 16h, no YouTube do Dragão do Mar

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura convida o coordenador do Núcleo Educativo do Museu da Cultura Cearense, Ícaro Souza, e os educadores Renata Frota e João Paulo Luz para participar do Projeto Conversas de Canto de Sala. No bate-papo, eles conversam sobre a exposição Vaqueiros,  visando trazer de volta as discussões, as memórias, as relações artísticas, sociais e culturais que as peças provenientes da exposição nos podem suscitar, partindo do olhar de quem mais dialoga com as escolas, universidade e públicos diversos, os/as educadores. 

Sintonia do Bem com Bráulio Bessa e Marcelo Jeneci

Domingo (30), às 18h, YouTube do Sesc-CE 

O poeta Bráulio Bessa e o músico Marcelo Jeneci se juntam para uma apresentação ao vivo neste domingo (30), em mais uma edição do projeto Sintonia do Bem. O show online vai arrecadar doações para os bancos de alimentos do Mesa Brasil Sesc. A partir de 18h, os artistas promovem bate-papo sobre histórias da vida dos dois, já às 19h30, Jeneci vai apresentar sucessos da carreira. 

Em casa ou no quintal, raízes do Cariri

Domingo (30), às 17h, no YouTube do Dragão do Mar

As memórias do Cariri serão partilhadas neste domingo (30) no projeto "Arte em Rede", que apresenta "Em casa ou no quintal, raízes do Cariri" como tema desta semana. O projeto traz uma sessão de narrativas orais (contação de histórias), com contos que foram recolhidos no Cariri, que foram gravados durante o período da quarentena.

Go Dream Drive-In

Quarta-feira, das 17h às 23h, e sábado e domingo, das 17h às 00h30. No Estacionamento do Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999, Edson Queiroz). Ingressos: de R$60 a R$120. Mais informações no site

A programação do Go Dream Drive-In reúne cinema, música, futebol, humor e espetáculos. Nesta semana, será exibido "Karatê Kid - A Hora da Verdade"; além da Arena do Humor com os humoristas Lailtinho, Aluísio Jr. e Mastrogilda, e os espetáculos do Cirque Amar. A criançada também terá diversão garantida com a exibição do filme D.P.A. 14° temporada. 

TEATRO

"Aurora"

Legenda: Espetáculo "Aurora", do Grupo Avia de Teatro, reflete sobre a importância da leveza e do pensamento positivo
Foto: Divulgação

Quarta-feira (26), às 17h, no YouTube do Grupo Avia de Teatro

Quarta montagem do Grupo Avia de Teatro, a história conta as aventuras da menina Aurora, que nasceu da união do sol com a lua. Ela tem muitos poderes, dentre eles o de viajar pelos planetas. Porém, só pode passar um dia em cada lugar. Nessas andanças, ela conhece um ser muito estranho, bastante comum nos dias de hoje: um resmungão. Com sua leveza e simplicidade, a menina ensina que de toda situação ruim é possível tirar algo de bom, mensagem super importante para todos os momentos, especialmente neste momento de pandemia.

Anatomia do Espetáculo

Quinta-feira (25), às 16h, YouTube e Facebook do Porto Iracema das Artes

A programação Sete Mares do Porto apresenta uma novidade nesta semana: o Anatomia do Espetáculo. O projeto vai reunir os criadores Luciano Wieser e Henrique Oliveira para dissecarem, juntos, a construção dos espetáculos “Automákina” (RS) e “Imaginário Criador” (Quixeré-CE), discutindo engenharia cênica e maquinaria como estética. 

“Além aquém daqui”

Esta é uma imagem do espetáculo “Além aquém daqui”
Foto: Divulgação

Sexta-feira (28), às 15h, no Vimeo do Porto Iracema das Artes

Inspirado em obras de Fiodor Dostoiévski, Fernando Arrabal e Erasmo de Rotterdam, o espetáculo “Além aquém daqui” surge a partir de três dispositivos criativos:  “Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar”, do jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano; “Uma vida precisa de utopia e amor como de água e pão, sexo e trabalho?”, da atriz e dramaturga cearense Ângela Linhares e “Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã”, do escritor francês Victor Hugo. A partir dessas provocações, o espetáculo indaga sobre a utopia do Brasil contemporâneo. 

INFANTIL

O Drama da Corredeira

Esta é uma imagem da animação O Drama da Corredeira
Foto: Divulgação

Quarta-feira (26), às 10h, no YouTube e Instagram do Cineteatro São Luiz

O Cineteatro São Luiz exibe a animação "O Drama da Corredeira" nesta quarta-feira (26). A produção provoca uma sensibilização a partir da infância, acerca da preservação de espécies de animais, como a cobra corredeira. O propósito é romper com a cultura de que todas as espécies de cobras são venenosas com uma linguagem acessível a todos os públicos. 

AUDIOVISUAL

Cinema Dragão

Quarta-feira (26) a domingo (30), na plataforma do Cinema Virtual e Imprensa Cine Drive-in (Estacionamento do Imprensa Food Square -entrada pela Rua Barbosa de Freitas, 2222)

Ainda com as salas fechadas para evitar a contaminação pela Covid-19, o Cinema Dragão segue prestando curadoria ao Cinema Virtual e ao Imprensa Drive-in nesta semana. A programação está repleta de novidades, como “Ontem Havia Coisas Estranhas no Céu", de Bruno Risas, filme inédito no circuito de cinema do Ceará que estreia no Imprensa Cine Drive-iN, na próxima quarta-feira (26), às 19h. Ainda no formato drive-in, o Cinema Dragão apresenta  "Macabro", de Marcos Prado, na sexta às 21h40, e o sucesso de bilheteria nacional Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, na quarta, às 22h. As entradas variam entre R$40 e R$60 por veículo, com capacidade de até quatro pessoas. Outras duas estreias acontecerão na plataforma Cinema Virtual. A partir de quinta-feira (27), entram em cartaz “Antigone”, de Sophie Deraspe, e Canções de Amor (Daffodils), de David Stubbs. O público também pode conferir os longas  "Meu Extraordinário Verão com Tess", "Snu - A História de Amor que Mudou Portugal", e “O Pássaro Pintado”, de Adam Dick na plataforma do Cinema Virtual por R$24,90.

Sons do Ceará

Terça-feira (25), quinta (27) e sábado (29), às 21h, no YouTube e Instagram do Cineteatro São Luiz

Com o intuito de apoiar e incentivar o trabalho de cearenses que trabalham com música no Estado, o Cineteatro São Luiz exibe semanalmente videoclipes de artistas locais. Nesta semana, o público pode conferir “I don’t need to know your name”, de Roberto Lessa na terça (25), “Sirvo Eu?”, de Priscila Ribeiro na quinta (27) e  “Andanças”, de Carlinhos Perdigão no sábado (29).

O ballet de Hugo Bianchi

Esta é uma imagem de Hugo Bianchi
Foto: Divulgação

Quinta-feira (27), às 20h, no site no Cineteatro São Luiz

O documentário "O ballet de Hugo Bianchi" conta a história e trajetória profissional de Hugo Bianchi, que foi mestre de alunas que hoje  referência na dança clássica em Fortaleza. A produção conta com o depoimento do próprio Hugo, de amigos, bailarinos e do pesquisador Ernesto Gadelha. 

Mulheres de Escrita e Subversão

Quinta-feira (27), às 19h, no YouTube da Vila das Artes

O encerramento da mostra cineclubista "Mulheres de Escrita e Subversão" acontece nesta quinta-feira (27), com a escritora Vanessa Passos e a jornalista Lilian Martins como convidadas. No bate-papo, elas discutem sobre o tema “Ser escritora em tempos de Antifeminismo”, trazendo reflexões sobre o filme ''Os Amantes do Café Flore” (2006), de Ilan Duran Cohen. 

Pudesse ser apenas um enigma

Sexta-feira (28), às 20h, no YouTube do Sesc Pompeia/SP

A atriz cearense Jéssica Teixeira lança nesta sexta-feira (28) o documentário “Pudesse ser apenas um enigma”, dirigido por ela e Pedro Henrique. A produção foi inspirada no espetáculo solo E.L.A. No documentário, Jéssica Teixeira indica os caminhos vividos por sua trajetória pessoal e profissional com os limites e potencialidades do corpo e aponta suas singularidades e universalidades. Os temas chaves do espetáculo e do documentário são relacionados diretamente ao nosso corpo: beleza, saúde, política, feminilidade, limites e acessibilidade e nos faz refletir sobre aceitação e sobre o nosso lugar no mundo.

EXPOSIÇÃO

Atrás da empanada: memórias virtuais sobre o teatro de bonecos no Ceará

Esta é uma imagem da exposição de teatro de bonecos
Foto: Divulgação

Sexta-feira (28), às 18h, no site do Cineteatro São Luiz

O Cineteatro São Luiz exibe nesta sexta-feira (28), a exposição virtual "Atrás da empanada: memórias virtuais sobre o teatro de bonecos no Ceará”, de Casulo Produções e Arte. A mostra contém uma série de fotografias acompanhadas de áudios e percursos, imagens e cartografias colhidas em pesquisa realizada com bonequeiros e grupos de teatro de bonecos, de Fortaleza, que geraram narrativas fotográficas, construindo um olhar foto-documental sobre essa prática. 


 

Assuntos Relacionados