Poeta cearense Talles Azigon participa de evento virtual da Universidade da Geórgia (EUA)

Momento acontece nesta quinta-feira, às 19h (horário de Brasília), via Zoom; no centro do diálogo, uma discussão sobre como levar a literatura para o dia a dia das pessoas

Escrito por Diego Barbosa , diego.barbosa@svm.com.br
Legenda: De acordo com Talles, o convite para compor o momento partiu da professora Cecilia Rodrigues, docente da instituição americana
Foto: Fabiane de Paula

De que modo a literatura pode ocupar o cotidiano das pessoas? É a partir dessa provocação que o poeta, escritor, editor e produtor cultural cearense Talles Azigon participa, nesta quinta-feira (11), de uma conversa virtual promovida pela Universidade da Geórgia, localizada nos Estados Unidos.

Veja também

O diálogo acontece às 19h (horário de Brasília), via Zoom, integrando o Programa de Português da referida instituição. Será a primeira palestra da série de eventos da primavera 2021 no país. No centro do debate, uma reflexão a respeito de como as bibliotecas comunitárias e os saraus das periferias são potentes manifestações. Além disso, Talles comentará sobre a relevância da literatura, leitura e linguagem para a modificação das realidades. 

Segundo ele, o convite para compor o momento partiu da professora Cecilia Rodrigues, docente da Universidade, por meio das redes sociais.

"Ela é professora de Português da instituição e com bastante antecedência me fez o convite, acredito que motivada pela série imensa de trabalhos correlacionados que desenvolvemos com a Livro Livre Curió Biblioteca Comunitária", afirma.

O espaço mencionado na fala do poeta foi idealizado por ele e hoje é uma das principais casas de difusão da leitura e da literatura no Ceará. A Livro Livre remodela o panorama do bairro onde está sediada – o Curió, na periferia da capital cearense – ao protagonizar uma série de iniciativas de fomento ao mergulho nas letras.

A biblioteca, inclusive, possui um site e está presente também no facebook e no instagram, onde é possível acompanhar suas atividades.

Legenda: "Acredito que esse perfil de refletir sobre o que fazemos e propor modos, compartilhando nossos conhecimentos, talvez tenha sido o principal fator para ter recebido esse convite", afirma o poeta
Foto: Fabiane de Paula

Produção de conhecimento

Ao considerar os trabalhos desenvolvidos pela Livro Livre, Talles Azigon situa que as bibliotecas comunitárias são extremamente eficazes e possuem um custo benefício muito bom. Mas, para que assim seja, é necessária uma ação organizada e uma série de conhecimentos que o escritor tem refletido junto ao projeto, bem como com os saraus das periferias e as iniciativas de leitura e literatura presentes em outras comunidades de Fortaleza.

"Acredito que esse perfil de refletir sobre o que fazemos e propor modos, compartilhando nossos conhecimentos, talvez tenha sido o principal fator para ter recebido esse convite. Estamos sendo vistas/vistos porque produzimos saber, e, por mais que as coisas não mudem rapidamente, tudo que já fizemos até aqui – falo das nossas ancestrais, das pessoas que se mobilizaram antes da gente e que se mobilizam no mundo todo – está mudando esse mundo, um pouco que seja.

Quanto ao sentimento de participar de um colóquio promovido por uma instituição de ensino estrangeira, Talles é enfático: "Confesso que fiquei muito feliz mesmo, porque essa participação engradece o meu trabalho e o trabalho da Livro Livre Curió. Tenho muito carinho em falar sobre a biblioteca comunitária e sobre a leitura em todas as oportunidades que eu tenho", sublinha.

E completa, em tom de esperança: "Se a leitura e o direito universal de acesso pleno e crítico a ela fossem pauta prioritária em todos os lugares do mundo, acredito que teríamos um outro mundo".

Serviço
Live com Talles Azigon em evento da Universidade da Geórgia (EUA)
Nesta quinta-feira (11), às 19h (horário de Brasília), via Zoom

Assuntos Relacionados