Papo com Humor: Lailtinho promove debates virtuais sobre diferentes temas no Facebook

O comediante reúne personalidades, artistas e políticos em projeto virtual informativo e bem-humorado. O humorista defende o riso como forma de combate e prevenção à atual crise provocada pelo novo coronavírus

Escrito por Redação ,
Arquivo: Diário do Nordeste Foto: Reinaldo Jorge
Legenda: Lailtinho aproveitou o momento de isolamento social para propor encontros virtuais
Foto: Reinaldo Jorge

Levar informação de qualidade para o público de casa, mas com muita graça, é a proposta do “Papo com Humor”, protagonizado por Lailtinho. O projeto oferece transmissões ao vivo, gratuitas, no Facebook do humorista, duas vezes por semana, geralmente às 20h, com profissionais de áreas distintas. Arte, cultura, política, saúde, dentre outros temas relacionados à crise sanitária atual, estão no foco dos debates.

Nesta segunda (27), a atividade será com mulheres e sobre mulheres. Já na quarta (29), excepcionalmente às 17h, é a vez do secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba, participar do encontro. Ele vai falar a respeito da Lei Aldir Blanc, que tem como objetivo central estabelecer ajuda emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural e atravessam dificuldades financeiras durante a pandemia.

Imagem: Divulgação
Legenda: Apesar do sucesso na internet, Lailtinho afirma que o “Papo com Humor” ainda é visto de modo preconceituoso por muitas pessoas, as quais associam o projeto a uma “brincadeira” do humorista.
Foto: Divulgação

O “Papo com Humor” teve início no fim de março e, desde então, mais de 50 convidados já participaram da atividade. “A gente está vivendo um mundo virtual. O humorista tinha a necessidade de levar informação e melhorar a qualidade de vida das pessoas, não só com graça, mas com algo a mais. Comecei a chamar amigos para debater assuntos relacionados à pandemia. Depois vieram médicos, psicólogos, advogados, o Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, além de alguns artistas”, conta Lailtinho.

Engajamento
O comediante acredita que realizar essas transmissões ao vivo traz um duplo benefício para quem as assiste, pois além de ter acesso à informação, o público se diverte no bate-papo. “Tem gente que fica se acabando de rir das besteiras e das piadas. Isso é muito massa. São pessoas que ficam felizes onde quer que estejam, seja lá qual dificuldade elas estão passando”, afirma. 

O projeto tem engajamento do público nas redes sociais, segundo o humorista. As lives já atingiram 28 mil visualizações na plataforma virtual em apenas um episódio.

Apesar do sucesso na internet, Lailtinho afirma que o “Papo com Humor” ainda é visto de modo preconceituoso por muitas pessoas, as quais associam o projeto a uma “brincadeira” do humorista. “A nossa intenção não é debochar. O intuito do humor nesse momento é levar qualidade de vida. A gente tem responsabilidade social. A arte é importante. O músico é importante. Quem canta, os males espanta. Quem ri, esquece das dívidas, dependendo do tamanho. A gente tem que deixar as pessoas mais felizes, mas elas também têm que se permitir”, observa.

Por outro lado, também não se trata de algo tão rígido, como explica o comediante. “Se levarmos o humor a sério, perde a graça. Nós já estamos tristes, sem dinheiro, endividados e desempregados. Se nós ficarmos borocoxôs, aí o vírus vence mais fácil o nosso organismo. Isso é saúde pública”, diz, ciente do difícil quadro psicológico da maioria das pessoas.

Em diálogo com o comediante, o professor de Psiquiatria da Universidade Federal do Ceará, Fábio Gomes de Matos, reconhece que o humor é um mecanismo sofisticado para lidar com problemas, especialmente na pandemia. Ele explica que os seres humanos, quando estão rindo, liberam substâncias favoráveis à saúde, como a dopamina e a endorfina.

Imagem: Divulgação
Legenda: O “Papo com Humor” teve início no fim de março e, desde então, mais de 50 convidados já participaram da atividade
Foto: Divulgação

O docente afirma que possuímos três instâncias de funcionamento: Id, Ego e Superego, segundo a Teoria Psicanalítica Freudiana. O Id é a parte instintiva, atrelada aos desejos. Já o Superego, é uma instância de regulação social. O Ego, por sua vez, leva pressão das outras duas instâncias, o que promove diferentes tipos de reação por parte do organismo, como somatização, humor e sublimação.

“Às vezes, ele encontra uma solução muito ruim, que é a repressão, a somatização, que são mecanismos imaturos; ou ele encontra mecanismos maduros, como o humor e a sublimação. A sublimação é transformar uma raiva que eu estou tendo, por exemplo, e em vez de pegar um machado e tacar na cabeça de uma pessoa, eu vou para a mata cortar lenha para manter o fogão aceso”, exemplifica.

Imagem: Divulgação
Legenda: A transmissão é feita pelo humorista Lailtinho por meio de seu perfil no Facebook
Foto: Divulgação

Imunidade
O humor também está atrelado à imunidade dos pacientes, de acordo com o psiquiatra e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Mikkael Duarte. O docente afirma que pacientes com depressão tendem a ter mais adoecimentos orgânicos, pois há uma relação estreita de “vai e vem” entre humor e saúde.

“Quando estamos adoecidos, temos mais quadros depressivos. Existe uma relação bilateral, por exemplo, entre câncer e depressão, entre dor crônica e depressão. Então há uma relação de maior suscetibilidade em quem tem quedas de humor”, afirma Mikkael.

Imagem: Divulgação
Legenda: Nesta semana, o humorista traz para o debate os temas “Mulheres”, na segunda, e “Lei Aldir Blanc”, na quarta
Foto: Divulgação

O psiquiatra diz ainda que receber informações, a partir de estímulos humorísticos, como ocorre no “Papo com Humor”, provoca uma melhor assimilação do conteúdo. “O humor faz parte de uma função psíquica chamada afetividade. Então, quando você é afetado de forma positiva, há uma tendência de que a informação seja melhor assimilada, uma característica do afeto, que interfere inclusive na memorização”, completa.

Serviço
Projeto “Papo com Humor”, do comediante Lailtinho
Lives transmitidas duas vezes por semana, geralmente às 20h, no Facebook do humorista: www.facebook.com/lailtinho/
Informações: @lailtinhooficial

Assuntos Relacionados