A filosofia enquanto território de respostas é apoio às provas que a vida nos coloca. Partindo do tema "Como a filosofia pode ser útil em momentos de adversidade", a Organização Internacional Nova Acrópole celebra o Dia Mundial da Filosofia com um ciclo de palestras online e gratuitas.
A programação tem início hoje e segue até o dia 21 de novembro, sempre às 19h, no canal Nova Acrópole no YouTube. A professora Manuela Bittar inaugura o evento com o diálogo "Marco Aurélio: a capacidade de lidar com o medo e as incertezas".
De acordo com a professora e diretora Melissa Andrade, também palestrante do encontro, a filosofia reafirma sua importância nos momentos de dificuldade. Contribui na reflexão de temas essenciais e profundos da vida cotidiana.
"Qual o nosso propósito, a melhor forma de contribuirmos para o mundo do qual fazemos parte, como fazer para nos harmonizarmos melhor com as pessoas que convivem conosco, como lidar com as situações difíceis da vida", argumenta a entrevistada.
A docente abordará o elemento da convivência social em "Confúcio: a convivência humana em tempos de crise", que será realizada na terça-feira (17). Sob a perspectiva dos filósofos estóicos Marco Aurélio, Sêneca, Epicteto e Confúcio, o evento traz consigo o objetivo de mostrar que o estudo da filosofia não é descontextualizado do contexto histórico, mas também útil para os problemas contemporâneos.
"Falamos de questões humanas atemporais. Elas foram válidas para os seres humanos no passado, são válidas hoje e vão continuar sendo válidas sempre. Escolhemos o estoicismo porque é uma corrente da filosofia que surgiu justamente com essa força para ajudar o ser humano a ter uma posição mais firme diante da adversidade. Ela é muito prática, muito objetiva e fortalece o ser humano", defende Melissa.
Na quarta-feira (18) acontece "Sêneca: a vida simples e feliz" (com a professora Kelly Aguiar). Na quinta-feira (19) o público assiste "Epicteto: a fortaleza para momentos difíceis", com Jean César Antunes.
Percepções
Na palestra "Pierre Hadot: conselhos práticos para a arte de viver" (sexta-feira, 20) a professora Lúcia Helena Galvão repercute a vida e a obra do filósofo, historiador e filólogo francês.
Já o diretor nacional da Nova Acrópole, Luís Carlos Marques, conclui o ciclo de conversas no sábado com "Adversidade como oportunidade para a renovação da vida". "Um evento como esse nos inspirar a sair da nossa zona de conforto e assumir uma posição mais proativa, mais forte, mais definida, para a construção do nosso próprio destino", finaliza Mellisa Medeiros.
Serviço
Como a Filosofia pode ser Útil em Momentos de Adversidade. De hoje (16) até sábado (21). Às 19h, no canal Nova Acrópole. Gratuito