Ovos de Páscoa criativos têm tapioca e pipoca entre os ingredientes

Chocolate amargo, ao leite, branco e agora o ruby. Eles podem ser encontrados em diferentes formatos, desde os tradicionais ovos de Páscoa, aos coelhos e brownies, todos com produção artesanal

Escrito por Zilda Queiroz , verso@verdesmares.com.br
Legenda: Apostar em produtos que vão além dos tradicionais ovos de chocolate, como pirulitos, cookies e cupcakes, pode ser uma boa estratégia para vender bem na Páscoa
Foto: Foto: Fabiane de Paula

A época mais doce do ano está chegando, e além das celebrações religiosas, os chocolates ganham destaque especial no período. A diversidade de sabores, tamanhos, texturas e recheios é de dar água na boca.

Dentre as novidades que prometem surpreender os chocólatras de plantão estão as produções artesanais. Sofisticadas, as criações trazem especiarias da cozinha regional, a exemplo da tapioca, cocada e pipoca. Os atrativos fazem a diferença nos sabores e na escolha dos doces.

Uma das propostas de fabricação feita à mão que investe na mistura de ingredientes regionais é do confeiteiro Antônio Fernando Santos, do Mercado do Café. A coleção de ovo de Páscoa desenvolvida pelo artista para 2019, traz como aposta a produção do ovo com chocolate meio-amargo acrescido de flocos de tapioca e recheio de cocada.

Legenda: Ovo de Páscoa com sabores e estilo regional
Foto: Foto: Fabiane de Paula

Segundo Fernando, a ideia surgiu a partir do seu acervo de memórias afetivas. "Passei a infância na fazenda, saboreando as deliciosas cocadas e tapiocas feitas por minha avó", relembra Fernando que uniu sua vivência com a culinária regional. Com criatividade e experiência profissional, o especialista constrói o trabalho com iguarias conhecidas e consumidas por um público diversificado em várias regiões do Brasil.

Pensando na melhor forma de utilizar a tapioca para garantir a crocância e a qualidade do chocolate, na casca do ovo, Fernando desidrata a tapioca e a esfarela em flocos fininhos. "A cocada queimada lembra o doce de leite. Ela é um pouco caramelizada, tem umas notas muito boas que dão um toque de originalidade à obra. Essa cobertura é feita com o coco ralado na hora. Isso faz toda diferença na finalização", revela.

Doce construção

O primeiro passo é derreter o chocolate. Após a temperagem e o chocolate atingir a temperatura ideal, é hora de acrescentar os flocos de tapioca para em seguida levá-lo às formas. No freezer, de 4 a 5 minutos, a casca já estará cristalizada e poderá ser recheada com a cocada.

Legenda: O ovo com flocos de tapioca é recheado com cocada
Foto: Foto: Fabiane de Paula

Depois disso, a casca fica mais um minutinho no freezer. Concluído o processo, o ovo está pronto para ser embalado e consumido. "Além da crocância, o salzinho da tapioca dá o contraponto ideal ao sabor da cocada e do chocolate meio-amargo. Esse é o segredo para não deixar o ovo extremamente doce".

Outra novidade apresentada pelo confeiteiro é o ovo de chocolate ruby. "Este ano fizemos algumas harmonizações, testes e chegamos a conclusão de que a produção com invenção do quarto chocolate, fica melhor quando associado ao ganache, chocolate branco e frutas vermelhas, também produzido com casca recheada", ressalta Fernando.

Legenda: O ovo com o chocolate ruby é recheado com frutas vermelha
Foto: Foto: Fabiane de Paula

Já a coleção do chef patissier Felipe Cicconato, do Sablé Diamant, fabricada 100% artesanalmente, tem como tema "Os Mistérios do Coelho Encantado". A criatividade e originalidade do chef dialogam com todo o contexto da criação. Depois de abrir o jardim secreto com a chave mágica, o coelho encantado descobre uma série de doces mistérios que serão revelados ao longo do período.

"Nossos ovos de Páscoa são feitos com chocolate belga, feitos à mão, sem conservantes ou processos industriais. Os recheios fazem suspirar", destaca Felipe.

A novidade originalmente regional do chef Felipe é o ovo cacttus. A especialidade é composta de chocolates branco e ao leite, recheado com ganache de limão siciliano e baunilha.

Legenda: O cacto típico do sertão, ganhou forma de chocolate na criação artesanal do chef patissier Felipe Cicconato, da Sablé Diamant

A inspiração do especialista tem duas peculiaridades. A primeira é pelo cacto ser uma representatividade emblemática do sertão do Ceará e a segunda é a paixão do amigo Arthur Cavalcante pela planta rústica e típica do Nordeste. "Na Páscoa do ano passado fiz a primeira produção do cacttus e o dei de presente. A ideia fez tanto sucesso que resolvi colocar no cardápio como opção para a Páscoa desse ano", confessa Felipe.

Sofisticação

O ovo batizado de croc belga é a supernovidade da especialista em pâtisserie Manuela Weyne, da Doce Ville. Composto de chocolate meio-amargo, 54,5% de cacau e uma camada crocante de chocolate ao leite, o croc foi inventado este ano com a intenção de atender os amantes e entendedores de chocolate.

"Ele é próprio para quem aprecia o sabor com toque crocante, que faz toda a diferença em relação aos outros artesanais repletos de recheios, a exemplo das bandas de colher ou trufados. A gente sabe que todo mundo ama, mas tem as pessoas que preferem o próprio chocolate. Por isso, achou que ele vai ser realmente sucesso esse ano", destaca Manuela.

Legenda: O ovo croc belga e o brownie com cobertura dourada são as apostas preparadas artesanalmente pela Doceville para está páscoa
Foto: FOTO: CAMILA LIMA

A finalização do croc belga é feita com um pó comestível dourado, borrifado por cima, cobrindo a cobertura feita com flocos de arroz.

Outra sugestão da profissional é o ovo brownie, tido como o carro-cheve de sua coleção. Ou seja, o mais pedido desde o primeiro ano de suas produções. "São seis anos que a gente lança novos ovos, temos outros sabores, mas o brownie continua sendo o queridinho. É o mais procurado todos os anos. Ele é inspirado na torta brownie", acrescenta.

O formato é feito em apenas uma banda toda recheada. Sua composição leva duas camadas de brownie, uma de doce de leite com crocante e finalizado com os crocantes dourados, parecendo pepitas de ouro.

"É uma ótima opção de presente. As pessoas amam porque realmente fica muito bonito e o sabor é incrível. Ele é feito com chocolate ao leite, 34% de cacau", completa.

Manuela produz os chocolates artesanais há 6 anos, sua mãe trabalhava com algumas receitas de brownie em casa, desde quando ela tinha 9 anos. "Sempre acompanhei e gostava muito de fazer a sobremesa. Eu brincava de levar para minhas amigas que adoravam as sobremesas".

Quando foi morar na França, em 2011, passaria apenas 5 meses para estudar Direito, mas lá se apaixonou pela gastronomia. Ficou 11 meses e fez vários cursos. Quando retornou abriu a Doceville.

Segundo Manuela, o diferencial é usar o chocolate belga que é de melhor qualidade. "Quando coloca na boca ele se desmancha. O processo de temperagem é perfeito e deixa ele brilhante. Tem amargo, branco, todo recheado, só o chocolate mesmo para os amantes da iguaria. Tem opção para todos os gostos. E especialmente o cuidado e o carinho com que a gente faz cada produto", diz a chef.

Com pipoca

O Bosque Encantado da Doce Mel é uma passagem secreta de sabores. Ou seja, a idealização de uma história que começou há algum tempo e agora se consolida pelas mãos de Melissa Rodrigues. Nessa Páscoa, a ideia da chef é apresentar uma produção que encante à primeira vista.

"Buscávamos algo delicado, mas com um toque de sofisticação e rico em detalhes, que pudesse surpreender além do sabor. Foi aí que surgiu o "Sweet Rabit", misturando fofura e gostosura", ressalta.

Legenda: O coelho com cobertura e recheio de pipoca é a principal novidade da Doce Mel, uma mistura de fofura com gostosura

O ovo em formato de coelho é produzido com chocolate belga meio amargo, e dentro traz a toffe pop de chocolate meio amargo, uma pipoca caramelizada como surpresa.

A embalagem exclusiva transparente foi produzida para evidenciar a beleza da criação. Pintado na cor dourada, no canto da orelha, o coelho traz uma abelhinha, a marca registrada da loja. "São detalhes que encantam e fazem a diferença", finaliza Melissa Rodrigues.

Serviço

Mercado do Café
Rua Padre Francisco Pinto, 186. Benfica
(85) 3283-2411

Sablé Diamant
Rua José Lourenço, 1414. Aldeota
(85) 3051-5074

Doceville
Rua Joaquim Siqueira, 64. Aldeota
(85) 3046-7777

Doce Mel
Av. Padre Antônio Tomás, 850. Aldeota
(85) 99616-9766

Assuntos Relacionados