O Grande Encontro, cinema e bate-papos: confira a programação cultural desta semana

Em Fortaleza, o Cineteatro São Luiz, Centro Dragão do Mar, Centro Cultural Bom Jardim e Porto Iracema das Artes mantém atrações virtuais e gratuitas

Escrito por Redação ,
Legenda: Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo fazem primeira live do projeto "O Grande Encontro" neste domingo (5)
Foto: Reprodução / Instagram

Em prol das medidas de isolamento social, diversas atividades presenciais do meio cultural foram suspensas. Entretanto, atrações locais e nacionais seguem na programação online e gratuita desta semana. 

A tradicional Mostra Repertório, promovida pela Universidade de Fortaleza, exibe peças teatrais por meio da internet. Neste sábado (4), às 17h, será disponibilizado o espetáculo “O Pequeno Príncipe” produzido pelo Grupo Mirante de Teatro Unifor.

O São João continua sendo tema de diversos shows à distância. Dentre as lives musicais, artistas como Matheus Fernandes, Lexa, Péricles e Paula Fernandes  marcam presença nas telas.

Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo entram na onda das lives e apresentam o primeiro show virtual do projeto "O grande encontro" neste domingo (5). Na transmissão, o trio apresentará canções presentes no repertório do show em formato acústico.

A edição online da Semana do Audiovisual Cearense disponibiliza títulos semanalmente, no site e Youtube do Cineteatro São Luiz. Esta semana é a vez da estreia de “Palmas”, de Edilsa Barbosa. “Padre Cícero: Os Milagres de Juazeiro”, de Helder Martins de Moraes, “Padre Cícero, o Filme”, de Raymundo Netto e muito mais.

Porto Iracema das Artes, Porto Dragão, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Centro Cultural Belchior promovem bate-papos diversos acerca de temas como acessibilidade, autogestão na música e relações de trabalho na área cultural

Confira mais detalhes da programação:

Música

Pingo de Fortaleza

Quinta-feira (2), às 18h, no Facebook e Youtube

O cantor e compositor cearense realiza a 100ª edição de seu ensaio musical virtual interativo. Realizado diariamente, o evento busca criar um espaço de comunhão, reencontro, interação, ocupação e difusão musical nesses tempos de pandemia e isolamento social. Para comemorar a centésima apresentação, o cantor conta com o apoio do SESC Ceará e da ADUFC para fazer uma arrecadação financeira para si e para seus colaboradores.

Legenda: Divulgação

Matheus Fernandes

Sexta-feira (3), às 19h, no Youtube

O cantor cearense realiza mais uma live nesta sexta-feira (3). Dessa vez, além do repertório de Matheus Fernandes, a Live no Apê recebe o cantor Ávine Vinny como convidado.

Foto: Reprodução / Instagram

Lexa

Sábado (4), às 18h, no Youtube

A cantora apresenta no sábado (4) o “Bailão da Lexa Live”. A festa promete ter os maiores sucessos da artista no repertório. Começa às 18h e será transmitido no Youtube.

Foto: Reprodução / Instagram

Péricles

Sábado (4), às 18h, no Youtube

Quem faz live no mesmo horário é o cantor Péricles. A transmissão ao vivo intitulada “Samba do Rei”, acontece no canal do artista no Youtube.

Foto: Reprodução / Instagram

Ana Paula Nogueira

Sábado (4), às 19h, no Youtube

Em comemoração à uma data especial, a cantora Ana Paula Nogueira promove uma live solidária de aniversário. Além de curtir os maiores sucessos da pernambucana, os espectadores podem ajudar na doação de alimentos e material de higiene. Dentre os pontos de coleta estão O Cangaço Bar, em Juazeiro do Norte, e a Secretaria da Igreja da Sé, no Crato. Para doações em dinheiro, um QR Code está disponível no cartaz de divulgação do evento. Mais informações no Instagram @anapaulanogueiraoficial

Grupo Pixote

Sábado (4), às 20h, no Youtube

O Grupo Pixote chega com mais uma live para animar o fim de semana, desta vez com o tema junino. Além das canções originais, o grupo promete hits temáticos da época.

Foto: Reprodução / Instagram

O grande encontro

Domingo (5), às 16h, no Youtube

Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo preparam a primeira live do projeto "O grande encontro", com músicas presentes no repertório do show em formato acústico. A transmissão acontece neste domingo (5), às 16h, no canal oficial do trio no Youtube, diretamente do palco do Teatro Claro Rio, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Paula Fernandes

Domingo (5), às 17h, no Youtube

Dando continuidade às celebrações de São João, a cantora Paula Fernandes prepara um arraiá especial com grandes sucessos de sua carreira, como  'Pássaro de Fogo', 'Pra Você', 'Eu Sem Você' e ‘Jeito de Mato’.

Foto: Reprodução / Instagram

Especial

Entre Telas

Terça-feira (30), às 15h, no Instagram do Porto Iracema

Na terça-feira (30), o artista, professor e pesquisador, Daniel Jablonski (@jablonski_team) marcará presença para mais um encontro do EntreTelas Artes Visuais. Com mediação da coordenadora dos Cursos Básicos de ArtesVisuais, Carolina Vieira, o artista discutirá as relações de trabalho e remuneração de produtores em um meio desigual e relegado aos incentivos e interesses da esfera privada, no bate-papo “Nós, trabalhadores da arte, nós quem? Arte, trabalho, remuneração”.

Conversa sem roteiro

Terça (30), às 19h30, no Youtube Porto Dragão

Com uma proposta de trocar ideia com descontração, o "Conversa Sem Roteiro" traz em mais uma edição a pauta "Outros olhares, outras escutas, outras habilidades: compreensão das diferenças dos corpos e dissidências na criação artística", com colaboração de Thamyle Vieira, Clarissa Costa, Jéssica Teixeira e João Paulo Lima.⁣ O bate-papo inicia com o assunto da semana, sobre a construção de políticas relacionadas às pessoas com deficiência e a importância da escuta como possibilidade de aprendizado, mas são os convidados que conduzem a conversa, sem destino específico.

Alternativas para autogestão na música pós-pandemia

Quarta (1), às 13h, nos canais do Spotify e Youtube do Centro Cultural Belchior

O quarto episódio do Podcast do Bel traz como convidados a gestora do Centro Cultural Belchior, Ravena Monte e o músico Raphael Evangelista para abordarem o tema “Alternativas para autogestão na música pós-pandemia”, que traz um diálogo sobre caminhos e ferramentas que facilitam esse processo e quais as adaptações que serão necessárias na carreira profissional. 

Nós no Batente

Quarta (1), às 19h30, no Youtube do Porto Dragão

No 7º episódio da temporada, o "Nós no Batente" conta com a participação do grupo Teatro Máquina, que conta com uma trajetória de mais de 17 anos em cena, apostando na resistência para o futuro incerto que nos cerca. O grupo explora fatos importantes ocorridos no Nordeste para desenvolver seus trabalhos, além de analisar como os movimentos de resistência populares no sertão nordestino se formam, abordando questões como a fome, exclusão, exploração e interesses políticos controversos.

O programa é uma série documental de 10 episódios, produzida pelo Porto Dragão, em parceria com a Prodança e o Levante - Teatro de Grupo. O objetivo do projeto é mostrar um panorama do viver artístico no Ceará, por meio de entrevistas com grupos do teatro e da dança do estado.

Semana do Audiovisual Cearense

Disponível no site do Cineteatro São Luiz

Na edição online da Semana do Audiovisual Cearense serão disponibilizados dez títulos, um a cada semana, sempre às quintas-feiras às 20h, sendo cinco longas, dois médias e três curtas. Os filmes, mesmo após a estreia, continuarão disponíveis no site e Youtube do Cineteatro.

Esta semana é a vez da estreia de “Palmas”, de Edlisa Barbosa. “Padre Cícero: Os Milagres de Juazeiro”, de Helder Martins de Moraes, “Padre Cícero, o Filme”, de Raymundo Netto, “Trem da Alegria”, de Francis Vale, “Vestígios Pré-Coloniais Cearenses”, de Roberto Bonfim e “História das HQ’s no Ceará”, de Roberto Santos, já estão disponíveis.

Exposição "Para Janaína"

Sexta-feira 3, às 20h, no site do Cineteatro São Luiz

A fé é um dos sentimentos mais particulares da natureza humana. É buscando mostrar o particular das manifestações coletivas nas festas dedicadas à Iemanjá que a fotógrafa Camila de Almeida estreia a exposição "Para Janaína", com fotografias feitas em Fortaleza e Salvador. Por causa do sincretismo religioso, a data é comemorada em dias diferentes nas duas cidades: 15 de agosto na capital cearense e 2 de fevereiro na baiana. Com registros feitos durante o amanhecer e o pôr do sol, a festa a céu e mar aberto mostra a resistência de uma crença que durante anos foi perseguida. 

Legenda: Fortaleza - Oferendas
Foto: Camila de Almeida

Espetáculo "Tudo passa sobre a terra"

Sexta-feira (3), às 19h, no Youtube do Centro Cultural Bom Jardim

A partir da imagem de Iracema, personagem feminina do romancista cearense José de Alencar, "Tudo passa sobre a terra" propõe discutir questões que atravessam a figura da mulher, bem como o sentido de sua presença como parte dos povos originários do Brasil no passado e no presente. Após a exibição, o Centro Cultural Bom Jardim promove um bate-papo com a bailarina Rosa Primo sobre o processo de criação do espetáculo de dança.

"O Pequeno Príncipe"

Sábado (4), às 17h, no Youtube da Universidade de Fortaleza

Durante o mês de julho, a Mostra Repertório apresenta peças teatrais produzidas pelo Grupo Mirante de Teatro Unifor, que serão disponibilizadas gratuitamente na internet. Neste sábado (4), o espetáculo “O Pequeno Príncipe” traz reflexões sobre a vida, sabedoria e amizade. Os próximos fins de semana recebem as apresentações de “As Aventuras de Dom Quixote”, “A Cigarra e a Formiga” e “Pequena Sereia“. As gravações foram feitas durante as temporadas presenciais de exibição de cada espetáculo.

Todos os sons - Bate-papo com Cabocla sobre o trabalho "Xirê na Laje"

Sábado (4), às 17h, no Youtube do Centro Cultural Bom Jardim

Projeto aprovado no Edital Cultura Dendicasa, "Xirê na Laje" é uma experiência desenvolvida por Cabocla durante a quarentena, gravada em formato de live, que busca promover uma imersão em busca da espiritualidade, ancestralidade, resgates históricos e valorização da multiplicidade cultural das periferias. O bate-papo com a artista abordará sua história e seu processo criativo.

Projeto Pôr do Sol Fortaleza

Domingo (5), às 17h, no Youtube do Felipe Adjafre e no Instagram @secretariadoturismodefortaleza e @felipeadjafre

Durante todo o mês de julho, os pontos turísticos mais famosos da capital cearense serão homenageados durante as lives do Projeto Pôr do Sol Fortaleza. Nesse domingo (05), o pianista Felipe Adjafre recebe o cantor e influenciador digital Bruno Calaça para um tributo à Praia do Futuro. Morador e apaixonado pelo bairro, Bruno acompanha Felipe com curiosidades e informações sobre o local. Já o repertório entra no clima de fim de tarde na praia, passando pelos ritmos do pagode, bossa nova, forró e MPB.

Foto: Divulgação

Assuntos Relacionados