Música, cinema e fotografia: confira a programação cultural desta semana

Dentre as lives musicais, destacam-se as de Solange, Alceu Valença, Daniela Mercury e Skank. Já o Museu da Fotografia Fortaleza e o Porto Iracema das Artes realizam programação voltada para a área da fotografia

Escrito por Redação ,
Legenda: Análise do filme "Cidade Baixa", live de Solange Almeida e exposição virtual de fotografias compõem programação cultural
Foto: Reprodução/Instagram

Com as atividades culturais presenciais ainda suspensas devido ao isolamento social, medida de combate à disseminação do novo coronavírus, a programação desta semana segue com atrações virtuais e gratuitas para entreter o público dentro de casa.

Dentre as lives musicais se destacam os shows virtuais de Alceu Valença, Joelma, Daniela Mercury, Frank Aguiar, Skank, Alexandre Pires e Seu Jorge, e muito mais. Já nas artes visuais, o Museu da Fotografia Fortaleza abre seu acervo virtual e realiza a Visita 360° da exposição “Bob Wolfenson: Retratos”, com mais de 150 retratos de personalidades da cultura, do esporte, da política e da moda. O Porto Iracema das Artes também conta com programação na área da fotografia e cinema.

Para a criançada, Patati Patatá fazem um show online, enquanto o Centro Cultural Bom Jardim transmite contações de histórias.

Confira abaixo uma lista com o melhor da programação cultural desta semana:

MÚSICA

Joelma  

Quarta (27), às 20h no Youtube

A segunda live da cantora traz uma proposta de programação para toda a família. Na última apresentação, Joelma performou ao lado de um único dançarino e fez até troca de looks. O show dessa semana promete ser ainda melhor!

Foto: Reprodução/Instagram

Alceu Valença

Quarta (27), às 21h no Youtube

O cantor pernambucano prepara mais uma live para quem quer ouvir e cantar junto alguns dos seus maiores sucessos, como “La Belle De Jour”, “Morena Tropicana” e “Anunciação”. 

Foto: Reprodução/Instagram

Ítalo Poeta, Clara e padre Eugênio 

Quinta (28), às 19h, no Youtube

O cantor Ítalo Poeta e a apresentadora Ana Clara promovem a Mega Live do Amor, uma ação solidária com o objetivo de arrecadar doações para instituições e famílias carentes. Com a participação do padre Eugênio Pacceli, a apresentação também contará com uma benção de renovação dos votos do casal e uma oração pelos profissionais da linha de frente e por todas as famílias.

João Bosco e Vinícius

Quinta (28), às 20h30, no Youtube

Em mais uma apresentação online, a dupla João Bosco e Vinícius traz seus maiores sucessos para uma live nesta quinta-feira. E fica a dica: eles estão aceitando sugestões para montar o repertório.  

Foto: Reprodução/Instagram

Movimento Batom Vermelho com DJ Isadora Capelo

Sexta-feira (29), às 18h, no Instagram 

A DJ Isadora Capelo comanda o projeto Movimento Batom Vermelho em live no seu perfil do Instagram. No set, muita música brasileira e sons para dançar . 

Eric Land

Sexta-feira (29), às 19h, no Youtube

O cantor Eric Land marcou sua próxima live para esta sexta-feira, às 19h. A apresentação, que poderá ser assistida no canal do Youtube do artista, será inspirada na tradicional festa de São João.  

Foto: Reprodução/Instagram

Felipe Araújo

Sexta-feira (29), às 20h, no Youtube

A segunda edição da live “Atrasadinha em Casa” também acontece nesta sexta-feira. O cantor montará a set list de acordo com os pedidos dos fãs.  

Daniela Mercury  

Sexta-feira (29), às 20h, no Youtube e Multishow

A cantora Daniela Mercury se apresenta com a “Live da Rainha”. A transmissão será feita no canal do Youtube da artista e no Multishow.

Foto: Reprodução/Instagram

Frank Aguiar  

Sábado (30), às 16h, no Youtube e Facebook  

A live “Frank no Haras” acontecerá às 16h por um motivo. O cantor promete encantar seus fãs com uma linda vista de pôr do sol e tocará os forrós preferidos dos seguidores.

Foto: Reprodução/Instagram

Léo Chaves

Sábado (30), às 16h30, no Youtube

Em mais uma apresentação virtual, Léo Chaves convida a todos a ficar em casa e cantar junto com ele neste sábado (30).  

Foto: Reprodução/Instagram

Patati Patatá

Sábado (30), às 17h, no Youtube

No fim de semana, as crianças poderão assistir à live “Seus Melhores Amigos” no canal do Youtube do Patati Patatá. Os palhaços garantem que a apresentação terá histórias, músicas, convidados e muita diversão. As arrecadações da transmissão ajudarão duas grandes  instituições: o Programa Mundial de Alimentos (WPF) e o projeto Mães da Favela, da CUFA.  

Foto: Reprodução/Instagram

Marcos e Belluti

Sábado (30), às 17h30, no Youtube

Esta é a terceira live da dupla Marcos e Belluti, e em mais um show, os artistas apostam em seus maiores sucessos para emocionar quem está em casa.

Foto: Reprodução/Instagram

Skank

Sábado (30), às 20h, no Youtube

Atendendo aos pedidos de fãs, a banda fará sua primeira live no canal do Youtube, neste sábado (30). Para melhorar ainda mais, o público poderá sugerir quais canções querem ouvir no show, dentre os tantos sucessos de 30 anos de carreira do Skank.

Foto: Reprodução/Instagram

Alexandre Pires e Seu Jorge

Domingo (31), às 14h, no Youtube

Essa é uma das lives que, com certeza, mais surpreenderá. Alexandre Pires e Seu Jorge reúnem seus talentos para o show “Irmãos” na tarde deste domingo.  

Foto: Reprodução/Instagram

Solange Almeida

Domingo (31), às 17h, no Youtube

Em mais uma live, Solange solta a voz para cantar suas grandes canções e  incentivar o isolamento social. Nesta edição, o show da cantora conta com o tema de São João.

Foto: Reprodução/Instagram

Banda Eva

Domingo (31), às 17h, no Youtube

A Banda Eva escolheu a Praia do Forte para ser o palco da Live Eva Origem, por representar as origens do país e local importante para a própria banda. Com cenário escolhido, o público pode esperar um show repleto de sucessos e animação nesta quarentena.

114 anos do Poço da Draga

Quarta (27), a partir das 9h30, no Facebook e Instagram da Lugar Artevistas

Em comemoração aos 114 anos de existência e resistência do Poço da Draga, comunidade localizada na Praia de Iracema, atrações diversas compõem as dez horas de programação nas redes sociais do Lugar Artevistas. As apresentações vão desde o Laguz Circo, ao show de violão e voz com a cantora Lidia Maria, voz e cavaco, com Sâmia Kássia  e uma conversa sobre a história do Poço da Draga, com o geógrafo e morador da comunidade, Sérgio Rocha. O evento online também tem por objetivo angariar doações para os moradores da comunidade, que têm enfrentado momentos difíceis durante a pandemia.

Foto: Divulgação

Cultura Dendicasa

Criado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), o “Cultura Dendicasa” é um portal que reúne 400 conteúdos digitais selecionados por meio do “Edital Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo”, além de notícias e agenda de programação online da Rede de Equipamentos do Estado do Ceará.

Entre os projetos estão espetáculos, áudios, exposições e publicações, dos mais diversos segmentos culturais e linguagens artísticas como música, dança, teatro, fotografia, cultura tradicional e popular, circo, literatura e mais. O acesso é gratuito, por meio do site www.culturadendicasa.com.br

Noite das Solteironas

Sábado (30), às 20h, no canal do Youtube Fábio Carneirinho

Segundo momento mais importante da tradicional Festa do Pau da Bandeira de Santo Ântonio, adiada para outubro deste ano, a "Noite das Solteironas" será transmitida ao vivo neste sábado (30), a partir das 20h, no canal do Youtube do cantor Fábio Carneirinho. A manifestação, que completa 21 anos de tradição, ficou conhecida por unir diversas simpatias voltadas ao santo para as mulheres conseguirem um casamento. A live também contará com um intérprete de libras e com arrecadação de doações para os grupos folclóricos afetados pela ausência dos festejos.

FOTOGRAFIA

Visita 360° da exposição “Bob Wolfenson: Retratos”

Quinta (28), no perfil do Instagram @museudafotografiafortaleza

Em tempos de pandemia, o Museu da Fotografia Fortaleza abre seu acervo de uma forma diferente. Nesta quinta-feira, será lançada a Visita 360° da exposição “Bob Wolfenson: Retratos”. A exposição, com curadoria de Rodrigo Villela e assistência de curadoria de Fábio Furtado, compreende e mescla diferentes núcleos: personalidades da cultura, do esporte, da política e da moda, com fotos produzidas para editoriais ou por iniciativa do fotógrafo. Entre os retratados, nomes como Hélio Oiticica, Fernanda Montenegro, Caetano Veloso e Taís Araújo. São mais de 150 retratos, vários deles ainda inéditos, feitos ao longo de 45 anos.

Foto: Bob Wolfenson

Conversas fotopoéticas

Quinta (28), às 16h, no perfil do Instagram @portoiracemadasartes

Em mais uma edição do “Conversas fotopoéticas”, o Porto Iracema das Artes convida Karine Araújo e Léo Silva, do Coletivo Perigrafia, para discutir as produções de fotografias afetivas e sobre a cidade de Fortaleza. A mediação fica por conta de Iana Soares. O Coletivo realizou a exposição online “Expofoto #quarentena”, um dos projetos selecionados para o edital Cultura Dendicasa, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Catálogo da ExpoFoto (1° Edição): 

https://pt.calameo.com/read/006255053b2a5ba8bd21d

Foto: Agatha Creston

CINEMA

Anatomia do filme “Cidade Baixa”

Sexta (29), às 17h, no Youtube do Porto Iracema das Artes

Agora em formato digital, o projeto “Anatomia do Filme” traz tutores do Laboratório de Cinema da Escola para dissecar a construção e a estrutura dramatúrgica de longas-metragens significativos em suas carreiras. No primeiro bate-papo da edição, Sérgio Machado analisará o longa “Cidade Baixa” (2005), com mediação da roteirista Luciana Vieira.

Foto: Reprodução/Instagram

Semana do Audiovisual Cearense no Cine São Luiz

Até 30 de julho no YouTube do Cineteatro

Na Semana do Audiovisual Cearense, serão disponibilizados 10 títulos, um a cada semana (sempre às quintas-feiras), sendo 5 longas, 2 médias e 3 curtas.

Dia 28 de maio - “Padre Cícero: o apóstolo rebelde”, de Helder Martins de Moraes
Dia 04 de junho - “Padre Cícero, o Filme”, de Raymundo Netto
Dia 11 de junho – “Trem da Alegria”, de Francis Vale
Dia 18 de junho – “Vestígios Pré-Coloniais Cearenses”, de Roberto Bonfim
Dia 25 de junho – “História das HQ’s no Ceará”, de Raymundo Netto
Dia 02 de julho – “Palmas”, de Edlisa Barbosa
Dia 09 de julho – “Dom Fragoso”, de Francis Vale
Dia 16 de julho – “Distante”, de Arthur S. Gadelha
Dia 23 de julho – “Griô – Batuque das Cores”, de Tiago Nascimento
Dia 30 de julho – “Botes Bastardos”, de Pedro Cela

INFANTIL

Yoga com contação de história

No canal do Youtube do Centro Cultural Bom Jardim

Parte da programação cultural online e gratuita do Centro Cultural Bom Jardim, “O Menino e os Bichos” conta a história de uma criança que resolveu ir para a floresta conhecer os animais, descobrindo novas aventuras e amizades pelo caminho. A atriz e diretora Fátima Muniz busca aliar a contação da história com posturas do Yoga, onde a criança poderá vivenciar o encantamento e obter novos conhecimentos por meio da prática.

Assuntos Relacionados